De acordo com dados da W3Techs, o WordPress já está por trás de 40% dos sites do planeta. Confira essa e outras estatísticas desse CMS.
Se há algumas semanas a W3Techs nos ofereceu as tecnologias web de 2020, uma lista na qual coletaram as tendências mais marcantes do ano, agora recebemos outra notícia que também costuma ser comum para a empresa de análise nos trazer no início de cada ano: como vai o WordPress.
Tal qual. E não se trata mais de ver como se desenvolve o panorama das tecnologias web em geral, mas de quanto aumentou sua participação, que por muitos anos é o CMS mais popular do mercado.
Como antecipamos no título, o WordPress parece não conhecer limites em sua expansão e, sempre de acordo com dados da W3Techs, que como todas as estatísticas são mais um indicador do que uma verdade absoluta, mas o prego para segurar porque não há outro, o sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto já está por trás de 40% dos sites do mundo. Isso, é claro, deve ser qualificado.
WordPress já está por trás de 40% dos sites do planeta
Deve ser qualificado, porque as estatísticas de W3Techs não vão à massa, assunto sobre o qual já foram explicados mais de uma vez; mas também porque o conjunto autêntico da Internet ou da Web vai muito além do que o próprio Google alcança.
Em todo caso, essas são as únicas figuras que transcendem e nós as abraçamos, como é o caso dos famosos, mas muito possivelmente irreais, 2% do Linux no desktop. Além disso, mesmo reduzindo esses dados, o surgimento do WordPress é digno de elogios.
Eles discutem isso no artigo dedicado ao assunto na W3Techs, já que faz cinco anos que o WordPress acertou a bola.
Então, a notícia era que o WordPress consumia um quarto da Internet, ou seja, 25% da Web, um em cada quatro sites online, era alimentado por WordPress. E a resposta de Matt Mullenweg, fundador da plataforma, foi “temos 75 restantes”.
Achei essa afirmação bastante arriscada. Afinal, atualmente monitoramos 737 outros sistemas de gerenciamento de conteúdo “, escreve o editor da W3Techs. “No entanto, o WordPress joga em sua própria liga”, acrescenta.
E assim é. Em 2018 o WordPress aumentou sua participação de mercado para 30% e apenas começou 2021 já atingiu 40%. Considerando que sua primeira versão saiu em 2003, pode parecer que a adoção está parando, mas nada está mais longe da verdade.
Assim, falando apenas em CMS reconhecíveis, de 40% do WordPress é necessário descer para 3,3% que ocupa o próximo da lista, o também cada vez mais popular Shopify.
É seguido por Joomla com 2,1%, Drupal com 1,5% … Todo o PHP, bem, na categoria de linguagens de programação de servidor também é o grande destaque, com 79,1% de uso derivado principalmente de todos aqueles CMS, mas não apenas deles.
Em suma, o WordPress continua sendo o rei da Web em 2021 e a razão é a mesma que o elevou à posição que ocupa: facilidade de uso, uma comunidade muito grande de desenvolvedores que até agora criou mais de 58.000 plug-ins e mais de 8.000 tópicos …
E não é que o WordPress esteja isento de problemas ou de tudo o que faz todo mundo gostar, veja o novo editor (Gutenberg) que muitos de seus usuários tentam evitar a todo custo.