O CMS da Automattic foi o vencedor na categoria Content Management System do prêmio Linux Journal Readers’ Choice Awards 2018, e portanto, Wordpress é o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
A menos que tenha vivido sob uma rocha nos últimos anos, você certamente já ouviu falar do WordPress, uma das plataformas de blogs mais populares, que também é 100% livre.
O WordPress é responsável por 27% da Web, de pessoal a corporativo, até mesmo a sites governamentais ( Whitehouse.gov, por exemplo). Aliás, ele também é o CMS usado pelo Blog do Edivaldo (fechem os olhos script kids :)).
Wordpress é o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo
E, como resultado de toda essa adoção, o WordPress foi escolhido o vencedor na categoria Content Management System (sistema de gerenciamento de conteúdo) no prêmio Linux Journal Readers’ Choice Awards 2018.
Note que os candidatos foram indicados pelos leitores via Twitter. Aqui está o detalhamento:
WordPress: 42%
Drupal: 23%
Outro: 15%
Joomla: 10%
Concreto5: 4%
Grav: 3%
ModX: 3%
Em uma entrevista de 2008, Katherine Druckman, do Linux Journal , perguntou ao fundador do WordPress, Matt Mullenweg:
“Você reiterou seu compromisso com os ideais do código aberto e com o licenciamento GPL. Como esse compromisso foi levado em conta no desenvolvimento de sua empresa, a Automattic? usar a tecnologia de código aberto para atingir seus objetivos? ”
E Mullenweg respondeu:
“Quando eu comecei a criar a Automattic, era um dilema interessante – em nossa sociedade, parecia que a melhor maneira de ter um impacto no mundo era trabalhar dentro de uma estrutura com fins lucrativos, mas, ao mesmo tempo, eu tinha visto múltiplos exemplos de “empresas de código aberto” sufocando as comunidades de onde cresceram.
Eu me deparei com um hack interessante – mantendo o WordPress.org como uma entidade separada da Automattic e baseando nossos negócios inteiramente em código GPL, você cria um equilíbrio que alinha as responsabilidades fiduciárias da corporação com os interesses da comunidade como um todo.
A longo prazo – 10, 20 anos a partir de agora – ainda será do interesse da Automattic apoiar a comunidade mais ampla o máximo possível, porque seu próprio negócio é bem-sucedido quando acontece.
Eu não queria que o WordPress fosse um projeto de uma empresa, então separando os lados sem fins lucrativos e com fins lucrativos e tomando algumas decisões explícitas sobre os negócios que a Automattic nunca entraria, criamos muito espaço para outras empresas adotarem, apoiar e construir em cima do WordPress. Espero que também tenhamos dado um bom exemplo de como contribuir de volta para a comunidade.
Foi a melhor maneira que consegui pensar para garantir que os princípios em que acredito durassem além do meu envolvimento pessoal ou controle de qualquer organização. (Mas eu ainda olho para os dois lados quando atravesso a rua.”
Diante dessas afirmações e da escolha do Linux Journal, parabéns ao WordPress e todas as pessoas que contribuem para ele.
Vida longa ao WordPress!!
Conheça melhor o Wordpress
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Instalando os temas Zukitwo, Zukiwi e Zukitre no Ubuntu
- Wordpress é o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo
- Qubes OS 4.0 lançado – Confira as novidades e baixe