WordPress 6 lançado com melhorias na edição e personalização de estilo

E foi lançado o WordPress 6 com melhorias na edição e personalização de estilo, e mais. Confira os detalhes desse update e atualize.

O WordPress é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo, o que o torna uma consideração importante ao construir um novo site.

Ele é usado por 41% dos 10 milhões de sites principais, o que inclui, claro, o próprio Blog do Edivaldo. Sua simplicidade e facilidade de uso e a poderosa comunidade por trás dele foram algumas das chaves que o colocaram na posição que ocupou por muito tempo.

Agora, o WordPress 6 foi publicado como estável para continuar a evolução e desenvolvimento do CMS que conquistou a Internet.

Novidades do WordPress 6

WordPress 6 lançado com melhorias na edição e personalização de estilo

O WordPress 6, cujo codinome é “Arturo” em homenagem ao músico de jazz alemão Arturo O’Farrill, chega com um número impressionante de novidades destinadas a melhorar a experiência de escrita e edição de conteúdo, facilitando e aumentando as possibilidades de modificar a estética de websites, além de introduzir ferramentas de design adicionais.

Sem mais delongas, vamos nos aprofundar nas novidades do software que nos interessa neste post.

A primeira coisa que encontramos é uma experiência aprimorada de escrita e edição de entrada, abrangendo a seleção de texto em vários blocos para copiar e colar facilmente, digitando dois colchetes esquerdos ( [[ ) para acesso rápido a uma lista de postagens e páginas recentes, a capacidade de manter estilos existentes ao transformar blocos de um tipo para outro (por exemplo, de um bloco de parágrafo para um bloco de código), a criação de botões personalizados para que cada novo botão criado retenha as personalizações de estilo automaticamente, além de nuvens de tags e ícones de mídia social agora são mais atraente e tem mais configurações.

WordPress 6 lançado com melhorias na edição e personalização de estilo

Continuando com a edição de temas, os temas de bloco agora incluem uma opção para conter múltiplas variações de estilo, estendendo ainda mais o novo sistema de estilo e permitindo o uso de atalhos para alterar a aparência do site dentro de um único tema.

Com apenas alguns cliques você pode alterar as configurações, peso da fonte, opções de estilo e paleta de cores padrão.

O WordPress 6 introduziu cinco novas opções de modelo para temas de bloco: Autor, Data, Categorias, Tag e Taxonomia, dando aos criadores de conteúdo mais flexibilidade.

Além das ferramentas já conhecidas, as seguintes opções foram incorporadas na nova versão do CMS:

  • As imagens em destaque podem ser usadas no bloco de capa.
  • Novos controles para definir o tamanho da imagem em destaque têm o objetivo de tornar mais fácil para o criador obter os resultados desejados.
  • Ao editar um modelo, seja na raiz ou entre blocos, o Quick Inserter exibe padrões e partes do modelo para ajudar a realizar o trabalho mais rapidamente e facilitar a descoberta de novas opções de design.
  • O bloco de consulta agora suporta filtragem por autor, suporte para taxonomias personalizadas e adicionou suporte para personalizar o que é exibido quando não há resultados.

WordPress 6 lançado com melhorias na edição e personalização de estilo

Os padrões agora aparecem em mais lugares, como o inseridor rápido e a criação de um cabeçalho ou rodapé. Por outro lado, as seguintes ferramentas foram incluídas:

  • Um novo design de painel de cores que economiza espaço, mas sem sacrificar as opções exibidas.
  • Os novos controles de borda oferecem uma maneira mais simples de definir as bordas da maneira que o usuário deseja.
  • Os níveis de transparência de cores expandem as possibilidades nas configurações de cores.
  • Através do bloco Grupo é possível controlar espaços, margens, tipografia e muito mais.
  • Flexibilidade de layout aprimorada com a capacidade de alternar entre variações de pilha, linha e grupo para colocar grupos de blocos.
  • A funcionalidade espacial do bloco da galeria abre a porta para a criação de diferentes aspectos estéticos, podendo, por exemplo, adicionar ou eliminar o espaço entre as imagens.

Novos atalhos de teclado permitem que o usuário selecione vários blocos na visualização de lista para modificar de uma vez e arrastá-los e soltá-los na lista. A visualização de lista, que pode ser aberta e fechada facilmente, é recolhida por padrão e se expande automaticamente para a seleção correspondente cada vez que um bloco é selecionado.

Outra novidade muito importante do WordPress 6 é a possibilidade de bloquear os blocos, opção que pode ser desativada caso você queira mover e/ou deletar um bloco. O bloqueio de bloqueio permite definir limites que impedem que o cliente invada acidentalmente o site.

Para terminar com o mais importante do WordPress 6, que incorporou quase mil melhorias e correções, temos as melhorias a nível de desempenho para tornar os tempos de carregamento das entradas e as páginas são mais rápidas e cerca de 50 atualizações foram introduzidas para melhorar a acessibilidade da plataforma.

Para saber mais sobre essa versão do WordPress 6, acesse a nota de lançamento.

Como atualizar

Como o WordPress é um alvo comum para os atores de ameaças que desejam hospedar suas campanhas maliciosas, é importante que todos os usuários do WordPress atualizem para a versão mais recente o mais rápido possível.

Antes de executar qualquer atualização importante do WordPress, certifique-se de fazer backup do seu site.

Recomendo que você faça um backup completo que inclui seu banco de dados WordPress, arquivos WordPress, temas, plug-ins, biblioteca de mídia, etc. antes de prosseguir com a atualização.

Para atualizar para o WordPress mais recente, você pode baixá-lo e instalar manualmente ou atualizar a partir do painel de administração do WordPress, clicando em “Painel” > “Atualizações” e, em seguida, em “Atualizar agora”.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile