Wine-Staging 8.11 lançado com melhorias de desempenho, e mais

Foi lançado o Wine-Staging 8.11 com melhorias de desempenho, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

Wine Staging é uma versão do Wine que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares do Wine.

Com ele, os usuários tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria das pessoas.

O Wine Staging era conhecido como Wine Compholio e foi inicialmente criado para o Pipelight, um projeto que levava o Silverlight e outros plugins feitos apenas para o Windows, para navegadores web do Linux.

Agora, após o lançamento tardio do Wine 8.11, o Wine-Staging 8.11 está agora disponível e continua a carregar centenas de patches extras de teste/experimentais no upstream do Wine para correções de bugs e outros recursos para capacitar jogos e aplicativos do Windows no Linux.

Novidades do Wine-Staging 8.11

Wine-Staging 8.11 lançado com melhorias de desempenho, e mais
Wine-Staging 8.11 lançado com melhorias de desempenho, e mais

O Wine-Staging continua a servir como a versão de teste/experimental do Wine para desenvolvedores e entusiastas.

Com o Wine-Staging 8.11, há alguns novos patches, além da atualização de alguns patches existentes, como para extrair o código VKD3D mais recente para Direct3D 12 no Vulkan.

O Wine-Staging 8.11 traz uma correção para este relatório de bug/solicitação de recurso de 13 anos para permitir o registro de manipuladores de protocolo de URL no Linux.

A solicitação em 2010 era para que os aplicativos do Windows pudessem registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux que então iniciariam o respectivo programa no Wine.

O exemplo de 2010 foi para permitir que o software Spotify, que era apenas para Windows na época, permitisse registrar o protocolo spotify:// e abrir automaticamente o programa Spotify no Wine.

Essa solicitação de mesclagem aberta no mês passado adiciona suporte para a criação de arquivos .desktop para programas que abrem URIs. O código do construtor de menus do Wine agora foi puxado para o Wine-Staging para atender à solicitação de 13 anos.

O Wine-Staging 8.11 também adiciona este MR para mover o registro periódico salvo do servidor Wine. Por sua vez, isso melhora o desempenho das gravações do registro. Essa solicitação de mesclagem explica:

“O problema é que salvar o registro é uma operação muito pesada (agendada a cada 30 segundos no wineserver) durante a qual o servidor não processa nenhuma solicitação e todo o prefixo fica parado durante a operação.

Para alguma referência, o processo leva de 50-100ms aqui até 1-1.5sec com o registro inicial padrão (depois de algumas modificações no registro que acionam a descarga real do registro), dependendo do tipo e estado do sistema de arquivos (como muito tempo pode ser gasto no arquivo fechar/renomear).

Com o mesmo registro após este patchset, a parte do servidor (flush_key retornando todos os dados do registro) está levando ~ 4-5mcs, medido do lado do cliente para que já inclua a transferência de dados.”

Também na frente de desempenho para esta atualização quinzenal do Wine-Staging está melhorando o desempenho do GDI+.

Para saber mais sobre essa versão do Wine-Staging, acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles com bastante tempo de mão enquanto se isolam, podem iniciar o Wine ou o Wine-Staging do WineHQ.org para desfrutar de aplicativos e jogos do Windows no Linux.

Para instalar a versão mais recente do Wine-Staging nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Deixe um comentário

Sair da versão mobile