E foi lançado o Wine 8.0-rc2 como o segundo RC da próxima versão estável do WINE. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Agora, foi lançado o WINE 8.0-rc2, o segundo Release Candidate da próxima versão estável do WINE, prevista para o início de 2023.
Novidades do Wine 8.0-rc2
No dia 10 de dezembro, quando foi lançado o primeiro Release Candidate, lembramos que, nesta fase de desenvolvimento, o WineHQ costuma lançar um novo RC toda semana.
Com essa ideia em mente, o segundo deveria ter chegado na última sexta-feira, mas não chegou. Alguém poderia pensar que, como eles estão fazendo as coisas de maneira diferente ultimamente, talvez esperassem duas semanas, mas também não.
Agora, na última quarta-feira, eles lançaram o WINE 8.0-rc2 (atrasado como esta notícia).
O que eles também não estão fazendo como nas versões anteriores é deixar seu artigo informativo bastante vazio, dizendo apenas que nesta fase de desenvolvimento eles apenas consertam bugs.
Eles dizem isso nos destaques, mas abaixo eles fornecem uma lista com 50 bugs corrigidos e um total de 134 alterações. Tudo é para contradizer aqueles de nós que tínhamos como certo que iríamos ver a mesma coisa que nos anos anteriores.
Entre as correções que foram introduzidas no WiNE 8.0-rc2 podemos destacar algumas que melhoram o suporte para jogos como Unreal Tournament, Silent Hill 2, World of Warcraft, Resident Evil 7, Serious Sam, entre outros.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
Uma coisa é clara. Nesta fase de desenvolvimento, o WineHQ, a menos que decida me decepcionar, não demorará tanto para liberar RCs quanto demorou para compilações de desenvolvimento.
Se o que eles decidirem é voltar ao que seria considerado normal, porque é o que eles têm feito nos últimos anos, o WINE 8.0-rc3 deve chegar na sexta-feira, 30 de dezembro, mas estando nas datas em que estamos, nada é garantido qualquer.
Como instalar ou atualizar o Wine
O Wine 8.0-rc1 está disponível para download agora no site oficial, se você quiser compilá-lo.
Na página de download há informações de como instalar esta e outras versões em sistemas operacionais como Debian e Ubuntu, mas também pode ser instalada em Android e macOS.
Caso contrário, você deve esperar até que ele chegue aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.
ou
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável) no Ubuntu, abra um terminal e faça o seguinte:
Se o seu sistema for de 64 bits, habilite a arquitetura de 32 bits (se ainda não tiver):
sudo dpkg --add-architecture i386
Baixe e adicione a chave do repositório:
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo mv winehq.key /usr/share/keyrings/winehq-archive.key
Adicione o repositório, de acordo com a versão do seu sistema Ubuntu (ou derivado):
Ubuntu 22.04
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/jammy/winehq-jammy.sources
sudo mv winehq-jammy.sources /etc/apt/sources.list.d/
Ubuntu 21.10
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/impish/winehq-impish.sources
sudo mv winehq-impish.sources /etc/apt/sources.list.d/
Ubuntu 20.04/Linux Mint 20.x
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/focal/winehq-focal.sources
sudo mv winehq-focal.sources /etc/apt/sources.list.d/
Ubuntu 18.04/Linux Mint 19.x
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/bionic/winehq-bionic.sources
sudo mv winehq-bionic.sources /etc/apt/sources.list.d/
Atualize as informações dos pacotes:
sudo apt update
Em seguida, instale o Development branch do Wine:
sudo apt install --install-recommends winehq-devel