Wind River Linux recebeu suporte a lançamentos mais frequentes

A plataforma de desenvolvimento Linux embedded Wind River Linux recebeu suporte a lançamentos mais frequentes. Conheça mais um pouco sobre ela e entenda.

O Wind River Linux é uma plataforma de desenvolvimento Linux embedded com um conjunto abrangente de produtos, ferramentas e serviços de ciclo de vida para criar e dar suporte a dispositivos de borda inteligentes.

Wind River Linux recebeu suporte a lançamentos mais frequentes

Agora, a Wind River atualizou sua distribuição Wind River Linux com integração contínua e suporte a entrega contínua (continuous integration ou CI/continuous delivery ou CD). Este “modelo” opcional para assinar a distribuição comercial, mas de código aberto, baseada no Yocto Linux, fornece aos clientes novos lançamentos que podem ser baixados a cada poucas semanas.

Wind River Linux recebeu suporte a lançamentos mais frequentes

Projetada para clientes tipicamente em larga escala que precisam integrar o Wind River Linux com suas plataformas internas de CI/CD ou criar produtos habilitados para CI/CD para seus próprios clientes, a nova cadência de lançamento oferecerá benefícios como gerenciamento e vulnerabilidades comuns e exposições (CVE) suporte técnico aprimorado, segundo a Wind River.

O novo serviço utiliza o teste diário da Wind River e a validação do Wind River Linux em “uma variedade de casos de uso relevantes para todos os setores”.

Além disso, os processos de desenvolvimento e manutenção das liberações da Wind River são certificados pela qualidade segundo a ISO 9001:2015. Os lançamentos também são compatíveis com o OpenChain, o projeto da Linux Foundation para otimizar a conformidade de código aberto por meio de um programa de certificação.

Os clientes que “desenvolvem software em uma versão fixa do kernel Linux devido a restrições rígidas em torno de certificações, como as que criam sistemas médicos”, podem continuar trabalhando com os lançamentos anuais do Wind River Linux LTS, diz Wind River.

As práticas recomendadas de integração e entrega contínuas “contribuem para uma cultura de melhoria contínua, permitindo que as equipes adotem, adaptem e implementem pequenas mudanças de forma rápida e confiável”, afirma a empresa.

O CI/CD é muito mais comum no software de servidor corporativo do que na borda. No entanto, à medida que tecnologias de contêiner e nuvem, como Docker e Kubernetes, começam a migrar para servidores de borda incorporados avançados, o CI/CD começa a migrar com eles.

Em janeiro de 2019, a Electric Cloud introduziu o suporte incorporado para a versão 11.0 de sua plataforma de aceleração de compilação e teste do ElectricAccelerator, adicionando suporte de compilação pronto para uso para o Yocto Project, Buildroot e Android Pie.

No mês passado, uma startup chamada FØCAL lançou uma plataforma de farm de teste automatizada e de perfil FØCAL para placas de hackers Linux que integra suporte à plataforma CI/CD nativa da nuvem CircleCI.

Michel Genard, vice-presidente de produtos da Wind River, afirmou que:

“Na era 5G, como as empresas estão correndo para inovar, elas têm uma necessidade maior de atualizações frequentes de software e monitoramento de segurança ininterrupto. Muitos atualizam seus softwares semanalmente, e alguns estão atualizando aplicativos todos os dias ou até a cada hora. As empresas desejam um fluxo contínuo de códigos e recursos atualizados de uma fonte confiável.”

O Wind River Linux já inclui contêineres, ferramentas, documentação e suporte pré-construídos para estruturas como Docker e Kubernetes.

Agora, a distribuição adicionou a capacidade de atualizar assincronamente os contêineres e o SO base separadamente. Em outras palavras, você não precisa atualizar ou reiniciar a pilha do Linux sempre que atualizar um contêiner relacionado.

A Wind River diz que se uniu a parceiros como a Percepio AB “para garantir que haja um ecossistema de código aberto e comercial de ferramentas que atendam às necessidades dos desenvolvedores do Wind River Linux”.

A ferramenta de visualização de rastreamento do Percepio Tracealyzer, por exemplo, “Fornece um grande número de visualizações de alto nível para facilitar a localização de anomalias na execução do programa e o rastreamento da causa raiz, sem a necessidade de uma grande experiência no kernel do Linux”.

A Wind River também anunciou que seu Wind River Workbench para Linux LTS, baseado em Eclipse, adicionou um ambiente de desenvolvimento de aplicativos para ferramentas de compilação, depuração e análise de sistemas.

A versão mais recente do Wind River Linux com suporte a CI/CD e atualizações de contêiner mais flexíveis parece estar disponível agora.

As versões comerciais variam de preço, dependendo dos serviços selecionados, e há uma versão gratuita disponível no GitHub.

Mais informações podem ser encontradas na página do produto Wind River Linux.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 176

Deixe um comentário

Sair da versão mobile