E o WhatsApp adicionou suporte a proxy para ajudar a evitar bloqueios na Internet feitos por governos ou outras fontes de censura.
A partir de agora, o WhatsApp permite que os usuários se conectem por meio de servidores proxy para evitar interrupções na Internet ou governos que bloquearem o serviço em seu país.
A nova opção de suporte de proxy está disponível para todos os usuários que executam os aplicativos WhatsApp iOS e Android mais recentes.
WhatsApp adicionou suporte a proxy para evitar bloqueios na Internet
O WhatsApp disse que a conexão por meio de um proxy manterá a privacidade e a segurança das mensagens, pois elas permanecerão protegidas por criptografia de ponta a ponta.
Isso garante que eles possam ser lidos apenas por você e pelo destinatário, sem que ninguém intermediário, como o servidor proxy, Meta ou WhatsApp, possa acessar seu conteúdo.
“Usar um proxy não altera o alto nível de privacidade e segurança que o WhatsApp oferece a todos os usuários. Suas mensagens e chamadas pessoais ainda serão protegidas por criptografia de ponta a ponta”, disse a empresa na quinta-feira.
“Só use um proxy se não conseguir se conectar ao WhatsApp. Seu endereço IP pode ser visível para o provedor de proxy, que não é o WhatsApp”, diz um aviso ao configurar o proxy no aplicativo.
Configurações de proxy do WhatsApp (BleepingComputer)
Para se conectar através de um proxy no Android e iOS, você deve inserir um endereço de proxy depois de ativar a opção “Usar proxy” em “Armazenamento e dados” nas configurações do WhatsApp.
Aqueles que desejam ajudar seus amigos ou familiares a permanecerem conectados mesmo quando sua conexão é interrompida ou bloqueada, podem configurar seus próprios proxies usando as instruções disponíveis aqui.
“Nosso desejo para 2023 é que esses desligamentos da internet nunca ocorram. Interrupções como as que vimos no Irã por meses a fio negam os direitos humanos das pessoas e impedem que as pessoas recebam ajuda urgente”, disse o WhatsApp.
“Embora, caso esses desligamentos continuem, esperamos que esta solução ajude as pessoas onde quer que haja necessidade de comunicação segura e confiável.”
O WhatsApp lançou backups de bate-papo criptografados de ponta a ponta em dispositivos iOS e Android em outubro de 2021 para impedir que qualquer pessoa acesse o conteúdo dos bate-papos, independentemente de onde estejam armazenados.
Em dezembro de 2021, também expandiu os recursos de controle de privacidade com a adição de mensagens padrão que desaparecem em todos os novos chats.
Essas melhorias de privacidade e segurança ocorreram depois que o WhatsApp voltou atrás em decisões anteriores de restringir alguns recursos ou excluir as contas de usuário daqueles que discordavam de uma nova política de privacidade que exige que os usuários compartilhem seus dados com outras empresas Meta.
De acordo com a Meta, a plataforma de mensagens instantâneas e videochamadas está sendo usada por mais de dois bilhões de pessoas em mais de 180 países em todo o mundo.