E foi lançado o WayVNC 0.5 com suporte para codificação H.264, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
WayVNC permite anexar a um compositor Wayland baseado em wlroots em execução e cria os dispositivos de entrada virtual necessários e expõe uma exibição por meio do protocolo RFB, incluindo suporte para onde o compositor Wayland está sendo executado sem cabeça.
Este é um servidor VNC para compositores Wayland baseados em wlroots (no_entry Gnome e KDE não são suportados). Ele se conecta a uma sessão Wayland em execução, cria dispositivos de entrada virtuais e expõe uma única exibição por meio do protocolo RFB.
A sessão Wayland pode ser headless, então também é possível executar o wayvnc sem um display físico conectado.
Agora, o WayVNC 0.5 foi lançado no sábado como uma atualização de recurso para este servidor VNC para compositores Wayland, aproveitando a biblioteca WLROOTS.
Novidades do WayVNC 0.5
Novo com a versão WayVNC 0.5 é o suporte para codificação H.264 com a extensão do protocolo OpenH264 RFB. O suporte a OpenH264 funciona com clientes VNC, como TigerVNC e WLVNCC, por apresentarem manuseio H.264.
No WayVNC 0.5, a codificação H.264 pode ser acelerada por hardware quando ativada pela chave “--gpu
“.
Outras mudanças com WayVNC 0.5 incluem suporte para desabilitação de entrada, se desejado, suporte a soquetes UNIX, captura de tela via DMA-BUF ao executar no modo acelerado por GPU e mensagens de log/erro aprimoradas.
Para saber mais sobre essa versão do WayVNC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o WayVNC
Para instalar a versão mais recente do WayVNC nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Arch Linux
pacman -S wayvnc
FreeBSD
pkg install wayvnc
Fedora
dnf install wayvnc
Debian (unstable/testing)
apt install wayvnc
openSUSE Tumbleweed
zypper install wayvnc
Void Linux
xbps-install wayvnc
Para obter mais suporte, junte-se ao canal de IRC #wayvnc no libera.chat ou faça suas perguntas no fórum de discussão do GitHub para o projeto.