E foi lançado o Wasmer 3.2 com suporte a arquitetura RISC-V, e mais. Confira as novidades dessa primeira prévia da próxima versão.
Wasmer é um dos vários projetos de código aberto trabalhando na compilação de “tudo” para o WebAssembly (WASM) e, por sua vez, executando-o “em qualquer lugar” ou embutindo-o em outros ambientes.
Além disso, o Wasmer também tem seu próprio gerenciador de pacotes “WAPM” e outros recursos amigáveis ao desenvolvedor para programadores do WebAssembly que desejam usá-lo na área de trabalho, incorporado e outros espaços fora da função web tradicional do WebAssembly.
E claro, o Wasmer é um tempo de execução WebAssembly rápido e seguro que permite que contêineres super leves sejam executados em qualquer lugar: do Desktop à Nuvem , Edge e dispositivos IoT .
Agora, foi lançado o Wasmer 3.2 com uma nova implementação WASIX.
Novidades do Wasmer 3.2
No lado da CPU, com o Wasmer 3.2 eles agora suportam a arquitetura RISC-V. Esse tempo de execução do WebAssembly agora pode ser executado no Linux RISC-V, tanto para o back-end do compilador LLVM quanto para o uso do compilador Cranelift.
Wasmer 3.2 também envia um corredor WCGI pela primeira vez. O WCGI foi projetado para combinar “o poder do WebAssembly com a versatilidade e simplicidade do CGI”, permitindo que aplicativos CGI existentes sejam compilados em WASI, como PHP, Python, C, C++, AssemblyScript e muito mais.
O WCGI ainda está completamente em sandbox e Wasmer até usou esse suporte WCGI para demonstrar a execução do Wordpress de maneira segura:
Mais detalhes sobre WCGI podem ser encontrados no blog Wasmer.
O Wasmer 3.2 também apresenta várias adições de API, uma grande refatoração da implementação do WASI e uma variedade de diferentes atualizações e correções.
Para saber mais sobre essa versão do Wasmer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Wasmer
Para instalar a versão mais recente do Wasmer nas principais distribuições Linux, basta copiar e colar o comando abaixo em um terminal:
curl https://get.wasmer.io -sSfL | sh