De olho na independência e na compatibilidade aplicativos já lançados, a VK, Yandex, Sberbank e Rostelecom terão seu próprio Android.
VK, Yandex, Sberbank e Rostelecom estabelecerão em conjunto uma nova empresa que desenvolverá uma plataforma móvel russa baseada na base de código Android.
VK, Yandex, Sberbank e Rostelecom terão seu próprio Android
Sim. VK, Yandex, Sberbank e Rostelecom terão seu próprio Android, e foi mencionado que, ao usar o Android como base permitirá a compatibilidade com um grande número de aplicativos já lançados.
A plataforma será projetada para o segmento de consumo, enquanto o sistema operacional Aurora, já desenvolvido pela Rostelecom na base de código Sailfish, será destinado ao uso em órgãos governamentais e corporações.
“O desenvolvimento de um novo sistema operacional por um grupo não contradiz os planos da Rostelecom de desenvolver um ecossistema móvel baseado no sistema operacional Aurora, que, segundo uma fonte do Kommersant no governo, será usado no setor público e corporativo para trabalhar com dados sensíveis: O novo sistema operacional terá como alvo o segmento de consumo.
Em dezembro, o governo incluiu o projeto da Rostelecom para criar um ecossistema móvel nacional baseado no sistema operacional Aurora até 2030 no roteiro do novo software geral do sistema.
O custo do projeto, que inclui a produção de 70 milhões de aparelhos, foi estimado pela operadora em 480 bilhões de rublos até 2030.
As autoridades russas, tendo decidido apoiar o desenvolvimento de um novo sistema operacional baseado no Android, estão na verdade seguindo o caminho da Huawei.
Quando a empresa perdeu sua parceria com o Google em 2018, sob sanções dos EUA, começou a desenvolver o sistema operacional Harmony baseado em Android aberto, a loja de aplicativos AppGallery e a plataforma Huawei Mobile Service (HMS).
Em 2021, o número de usuários do AppGallery atingiu 580 milhões, no geral 730 milhões de pessoas usam serviços HMS e 5 milhões de desenvolvedores estão envolvidos em sua criação
Para a plataforma, eles planejam desenvolver análogos de aplicativos e serviços proprietários do pacote de serviços móveis (GMS) do Google, o que permitirá quebrar o vínculo com os serviços e a infraestrutura do Google.
Por exemplo, você pode implementar seus próprios serviços para entrega de atualizações, distribuição de software, localização, sincronização de horário, DNS, armazenamento de backup e sincronização de arquivos, bem como análogos para aplicativos como Google Search, Chrome, YouTube, Google Play, Google Drive, Gmail. ., Google Maps, Google Fotos, Google TV e YouTube Music.
Vale ressaltar que uma tarefa semelhante de criar edições do Android que não estejam vinculadas aos serviços e aplicativos do Google já está sendo resolvida por projetos abertos como microG, CalyxOS, /e/OS e LineageOS para microG.
Lançar uma plataforma de serviços móveis para um sistema operacional aberto baseado no Android será mais fácil do que para o sistema operacional Aurora, disse uma das fontes do Kommersant.
A maioria dos aplicativos de desenvolvedores russos já foi portada para Android, e portá-los para o Aurora exigirá tempo e investimento:
“Portanto, para o segmento de consumo de smartphones e tablets, optou-se por fazer um sistema operacional no Android, principalmente porque o plugin principal, ou seja, a loja de aplicativos RuStore, VK já foi lançado. Como o governo está explorando o potencial dos sistemas operacionais móveis na ausência do exterior”
O desenvolvimento de um ecossistema baseado em Android aberto custará várias vezes mais barato que o projeto Rostelecom.
“Tal sistema operacional poderá receber atualizações de segurança do Android, como a Huawei, elas estão disponíveis gratuitamente no site do Google, como o próprio sistema.”
Em sua opinião, seria ainda mais fácil negociar com a Huawei o uso de suas bibliotecas de desenvolvimento mobile na RuStore.
Uma fonte do Kommersant no mercado eletrônico russo acrescenta que não levará mais de um ano para desenvolver um sistema operacional baseado no Android: “Esta é uma tarefa factível se as empresas combinarem experiência.”
Nikolai Komlev, diretor da Association of Computer and Information Technology Companies, vê como bem-sucedida a ideia de desenvolver diferentes sistemas operacionais móveis para o mercado consumidor e o setor público:
“A plataforma que executa o Aurora OS pode ser implantada em instituições onde há altos requisitos de segurança de dados, por exemplo, em agências de aplicação da lei e corporações estatais.”
Nesse sentido, a harmonização do Aurora com dispositivos em processadores domésticos seria oportuna, acrescenta o especialista.