Foi lançado o navegador Vivaldi 1.14 com modo de leitura vertical e outros recursos. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Vivaldi é um navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera.
Além de uma enxurrada de recursos, o Vivaldi possui suporte para extensões do Chrome, o que o torna uma opção a ser considerada na hora de escolher um navegador web.
Novidades do Vivaldi 1.14
Comemorando seu terceiro aniversário desde a primeira technical preview pública, a Vivaldi lançou a versão 1.14 de seu navegador.
Vivaldi 1.14 vem com modo de leitura vertical, suporte a Markdown para Notes, os Web Panels reorganizáveis e a capacidade de reorganizar os mecanismos de pesquisa.
Modo de leitura vertical
Com esta atualização, o Vivaldi torna-se o primeiro navegador a apresentar um modo de leitura vertical.
Com a introdução do modo de leitura vertical nesta versão, a Vivaldi atende a usuários de idiomas chineses (simplificados e tradicionais), japoneses e coreanos. Uma exibição vertical é uma das formas padrão de exibição de texto escrito nesses idiomas.
Os usuários agora podem ler textos nessas línguas confortavelmente sem elementos de página distraídos. Eles podem escolher sua preferência de leitura acessando páginas da Web nas Configurações e clicando na direção de texto vertical.
Nesse modo, os usuários podem mudar a fonte, ajustar a altura da linha, largura da coluna e mudar para fundo escuro ou claro enquanto estiver na Visualização do Leitor.
Suporte Markdown para Notes
Notes, ou notas, são um dos recursos mais populares do Vivaldi. Com ele, os usuários podem criar notas na barra lateral do navegador, anotar sites e anexar screenshots enquanto navegam.
Agora, o recurso de tomada de notas recebeu o suporte à tecnologia Markdown, uma maneira natural e intuitiva de aplicar a formatação usada por muitos sites, incluindo GitHub e Reddit.
Com a novidade, os usuários agora podem adicionar formatação como cabeçalhos, negrito e listas com marcadores para suas notas durante a navegação na web.
Esta é uma ótima maneira de organizar notas, compor e-mails, listas de tarefas e muito mais. Além da formatação do markdown, eles também podem usar essa opção para visualizar HTML simples.
Do ponto de vista da produtividade, o suporte do Markdown é útil porque ajuda os usuários – especialmente os blogueiros, jornalistas e pesquisadores – a formatar texto de forma rápida e instantânea.
Com esta adição, os usuários podem usar o Notes para escrever emails mais longos, romances e praticamente todos os outros tipos de documentos de texto.
Painéis web reorganizáveis
Com os Web Panels, sites individuais podem ser adicionados aos painéis laterais do Vivaldi para navegar ao lado da janela principal do navegador.
É uma ótima maneira de navegar rapidamente redes sociais ou sites de notícias sem alternar guias. Os usuários podem até mesmo ajustar larguras para diferentes painéis da web, o que lhes dá maior flexibilidade sobre a apresentação do conteúdo.
Nessa versão, os usuários agora conseguem reorganizar e personalizar a posição dos Web Panels na barra lateral do navegador, para poder priorizar sua escolha de páginas web, e com isso, tornar sua navegação ainda mais interativa e conveniente.
Reordenar motores de busca
No Vivaldi, os usuários podem definir seu mecanismo de busca padrão ou selecionar as várias alternativas, como o DuckDuckGo e a Ecosia eco-consciente. Um novo mecanismo de pesquisa pode ser adicionado instantaneamente com o botão direito do mouse, melhorando o fluxo de trabalho e a eficiência.
E nessa versão, há uma opção que permite reorganizar os motores de busca. Para isso, os usuários podem arrastrar-soltar (ou usar seus mecanismos de busca no teclado) na ordem desejada, com facilidade.
Para saber mais detalhes sobre essa versão do programa, clique acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Vivaldi 1.14 no Linux
Para instalar o Vivaldi 1.14 no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux
Conheça melhor o Vivaldi
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Linux Lite 3.8 lançado – Confira as novidades e baixe
- Usando uma versão desatualizada do Adobe Flash Player no PC? Cuidado!
- Lançado LibreOffice 6.0 com diversas melhorias – Confira!
- Central de Controle do iOS 11 tem opções extras com 3D Touch
- Lançado Vivaldi 1.14 com modo de leitura vertical e outros recursos
- Como instalar o verificador de Specter e Meltdown no Debian