O sistema da Canonical e a arquitetura RISC-V se popularizaram, e agora, o VisionFive RISC-V da StarFive já suporta o Ubuntu oficialmente.
Sim. A Canonical anunciou o suporte oficial para seu popular sistema operacional Ubuntu nos computadores de placa única VisionFive RISC-V da StarFive.
VisionFive RISC-V da StarFive já suporta o Ubuntu oficialmente
O hardware RISC-V está se tornando cada vez mais popular, e a Canonical fez parceria com a StarFive, líder em tecnologia RISC-V na China, conhecida por desenvolver uma ampla gama de produtos baseados em RISC-V, incluindo CPU IP, SoC, placas de desenvolvimento, etc., para oferecer o Ubuntu no computador de placa única (SBC, Single-Board Computer) VisionFive.
Alimentado pelo SoC de processamento de visão JH7100 da StarFive, que é equipado com um processador dual-core RISC-V de 64 bits de alto desempenho com um cache L2 de 2 MB e velocidades de clock de 1,0 GHz, a placa VisionFive vem com nada menos que 8 GB de RAM, um cabeçalho GPIO de 40 pinos, bem como infraestrutura de hardware e software de ponta a ponta.
Cindy Goldberg, vice-presidente da Silicon Alliance da Canonical, disse que:
“Ubuntu é o sistema operacional de código aberto mais popular, e estamos entusiasmados por expandir o suporte para a comunidade de código aberto RISC-V. A Canonical e a StarFive estão em parceria para criar uma imagem de nível empresarial do Ubuntu para a nova placa VisionFive, unindo software de código aberto e hardware de código aberto para que os desenvolvedores criem uma ampla gama de aplicativos de visão computacional na borda.”
O Ubuntu já suportava hardware RISC-V, mas não suportava a nova placa VisionFive RISC-V da StarFive.
Se você planeja comprar um em um futuro próximo, pode baixar uma imagem pré-instalada da edição Server da versão mais recente do Ubuntu 22.04.1 LTS (Jammy Jellyfish) para este SBC específico agora mesmo no site oficial.
Com o lançamento do Ubuntu 22.04.1 LTS, a Canonical também habilitou o suporte para o hardware SiFive Unmatched e Allwinner Nezha RISC-V em sua edição Ubuntu Server.
Se você planeja participar do RISC-V Summit China 2022 no final deste mês, poderá ver o Ubuntu em ação no quadro VisionFive.