Segundo as estatísticas divulgadas pela Strategy Analytics, as vendas de laptops Chromebook caíram 67% no primeiro trimestre de 2022.
A Strategy Analytics publicou estatísticas sobre o mercado mundial de computadores portáteis no primeiro trimestre deste ano. As remessas de notebooks estão diminuindo em meio à saturação do setor e à escassez contínua de componentes eletrônicos.
Entre janeiro e março, inclusive, foram vendidos aproximadamente 63,5 milhões de laptops com diversos sistemas operacionais. Isso é 7% inferior ao resultado do primeiro trimestre do ano anterior.
O maior player do mercado é a Lenovo, com 23% de participação. Em segundo lugar está a HP com pontuação de 20%, e a Dell fecha os três primeiros com 16%. Seguem-se Apple e Acer, que controlam 10% e 7% da indústria, respectivamente.
“BOSTON–(BUSINESS WIRE)– O poder de permanência dos notebooks é forte por dois anos completos da pandemia de COVID, mesmo que os escritórios estejam recebendo mais pessoas de volta ao trabalho pessoal, de acordo com um novo relatório da Strategy Analytics. As lições aprendidas com a pandemia pesam muito nas decisões de compra do consumidor e comercial e, à medida que o trabalho híbrido se torna a norma, a necessidade de produtividade móvel permanece alta. O outro lado de menos restrições do COVID em todo o mundo significa que os orçamentos de educação se afastaram dos gastos com TI, o que criou uma comparação ano a ano desfavorável com o total de remessas caindo -7% no primeiro trimestre de 2022.”
Além disso, o segmento de computadores portáteis rodando o sistema operacional Chrome OS foi o que mais despencou.
Vendas de laptops Chromebook caíram 67% no primeiro trimestre de 2022
Sim. As vendas de laptops Chromebook caíram 67% no primeiro trimestre de 2022, para 4,0 milhões de unidades. A parcela de Chromebooks caiu para um mínimo em cinco anos.
Chirag Upadhyay, analista do setor, disse:
“As remessas do ChromeOS sofreram com a desaceleração da demanda por educação; e as atualizações do consumidor para o Chromebook estavam no ponto mais baixo, mesmo em comparação com os níveis pré-pandemia. O negócio de Chromebooks é muito pequeno, mas continua sendo muito importante para os principais fornecedores, pois eles mantêm um bom estoque antes que a demanda por educação comece no segundo trimestre de 2022 nos principais mercados. O Chromebook ainda está causando impacto em novos mercados, embora lentamente, à medida que o setor público procura gastar em dispositivos mais baratos para educação.”
Durante o primeiro trimestre, 53,1 milhões de laptops Windows e 6,1 milhões de laptops macOS estavam à venda. O crescimento nesses segmentos foi de 6% e 4%, respectivamente.
Eric Smith, Diretor – Computação Conectada, acrescentou:
“O mercado total de notebooks caiu apenas 7% em relação ao ano passado; a demanda por negócios comerciais permaneceu forte para PCs com Windows 11 e MacBooks com chipset M1; já que a maioria dos clientes corporativos e de pequenas e médias empresas ainda está escolhendo opções de trabalho híbridas e gastando mais com produtos de qualidade. Dell e Apple foram bons exemplos dos segmentos de crescimento do mercado. Notebooks Windows premium e MacBooks com o chipset M1.”