É isso mesmo, o Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04. A comunidade UBports anunciou que seu port do Unity 8 já está pronto para instalação, mesmo que ainda esteja em uma fase de desenvolvimento inicial.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Como você deve lembrar, no ano passado, a Canonical decidiu abandonar o desenvolvimento de seu futuro desktop para o Ubuntu, o Unity 8, e o sistema operacional móvel Ubuntu Touch.
Pouco depois desse triste anúncio, alguns membros da comunidade se interessaram em assumir o desenvolvimento da Unity 8. Dentre os interessados, o projeto mais promissor era o Yunit.
No entanto, o projeto Yunit não conseguiu melhorar a Unity 8 para desktops nos últimos meses, tanto quanto a comunidade quisesse, e, após uma longa batalha, eles decidiram passar o bastão para a equipe UBports, que está anunciando uma compilação inicial para desenvolvedores e um site oficial para Unity 8.
Aparentemente, esta primeira compilação do Unity 8 mantida pela UBports suporta o servidor de exibição Wayland, através do último servidor de exibição Mir 0.30, que ainda é desenvolvido pela Canonical. Tudo indica que em breve o UBports tentará melhorar o suporte da Wayland, para que você possa executar seus aplicativos Linux favoritos.
Sobre o software, líder do projeto UBports, Marius Gripsgård, comentou:
“Justo quando você pensou que Unity 8 e os sonhos da convergência estavam desaparecendo, estamos apresentando hoje o Unity 8 UBports edition com o suporte a Bionic Beaver no GitHub, para reacender a chama e reconstruir o sonho.”
Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04
A boa notícia é que o Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04. Todos os desenvolvedores e qualquer pessoa que queira ajudar o UBports a continuar o Unity8 da Canonical e o sonho da convergência do Ubuntu, são bem-vindos para se juntar ao grupo UBports Unity8 Developers no Telegram e ver as instruções de instalação abaixo, para experimentar e testar o ambiente.
Veja como instalar o port do Unity 8 do UBports no Ubuntu
Para conseguir instalar o ambiente de desktop Unity 8 da UBports em seu computador pessoal, você deverá estar usando o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) ou Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Além disso, você deve estar ciente do fato de que a maioria dos aplicativos X11 não funcionará.
Ou seja, você terá um ambiente de trabalho operacional Unity 8, mas infelizmente, não poderá usar a maioria de seus aplicativos favoritos, apenas aqueles que foram projetados para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch da Canonical para telefones e tablets Ubuntu.
Ciente disso, instale o Unity 8 executando o seguinte comando em um terminal:
bash <(curl -s https://raw.githubusercontent.com/ubports/unity8-desktop-install-tools/master/install.sh)
Uma vez que o script de instalação foi baixado e o Unity 8 está instalado, feche sua sessão atual e selecione a entrada "Unity8" na tela de login.
Depois, aproveite e experimente o Unity 8, e claro, deixe sua opinião nos comentários desse artigo.
Conheça melhor o Unity 8 UBports edition
Para saber mais sobre Unity 8 UBports edition, acesse a página do projeto e o grupo UBports Unity8 Developers no Telegram.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Descubra como aplicar o efeito perspectiva no Inkscape
- Como atualizar o Fedora 26 para 27 sem complicações
- Próxima versão do KDE Desktop Plasma iniciará mais rápido
- Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 17.10 [Atualizado]
- Hackers transformaram o Nintendo Switch em tablet com KDE Plasma
- Canonical fez uma doação de Ubuntu Phones para o projeto UBports
- Conheça Korora – um Fedora que já vem pronto para usar
- Total War Saga: Thrones of Britannia para Linux chega em abril