Conheça a ULTRARAM, a memória que combina o melhor da DRAM e do SSD. Confira os detalhes desse incrível tecnologia.
Pesquisadores da Lancaster University desenvolveram um novo tipo de produto de memória de computador que, segundo eles, combina os melhores recursos de memória DRAM e armazenamento SSD, e então os supera.
ULTRARAM, a memória que combina o melhor da DRAM e do SSD
Como o armazenamento flash, a ULTRARAM é considerada uma memória não volátil. Isso significa que ele pode salvar dados indefinidamente sem consumir energia.
De acordo com materiais de imprensa, os dados armazenados no ULTRARAM ainda devem estar acessíveis após mais de 1.000 anos.
Mas também é considerado mais rápido que um SSD típico, com velocidades semelhantes à DRAM (ou mais rápidas), consumindo muito menos energia que a DRAM.
A tecnologia por trás do ULTRARAM foi revelada pela primeira vez em 2020, e os pesquisadores publicaram um artigo em 2022 dando-lhe um nome e descrevendo sua implantação.
Mas, desde então, a Lancaster University criou uma empresa iniciante chamada Quinas Technology na esperança de comercializar a memória e trazê-la ao mercado.
Ele está chamando a atenção este mês depois de ganhar o prêmio “Best in Show” para “Most Innovative Flash Memory Startup” no Flash Memory Summit.
Por enquanto, ainda parece que a produção em massa de ULTRARAM ainda pode demorar anos e, embora a tecnologia possa eventualmente ser usada para computadores pessoais, smartphones e outros dispositivos de consumo, é provável que apareça primeiro em produtos de data center, que podem beneficiar-se muito com a memória que consome menos energia do que a RAM tradicional, oferecendo velocidades de transferência de dados mais rápidas que o SSD e armazenamento não volátil que evitaria a perda de dados no caso de um corte de energia.
Claro, esta não é a primeira vez que ouvimos uma empresa afirmar que sua tecnologia de última geração preencheria a lacuna entre RAM e armazenamento SSD.
A Intel já fez afirmações semelhantes sobre a tecnologia 3D Xpoint subjacente a seus produtos de memória Intel Optane. Mas eles demoraram a chegar ao mercado, nunca cumpriram sua promessa, nunca foram amplamente adotados e, eventualmente, descartados.