E foi lançado o Ubuntu Touch OTA-21 com várias melhorias e correções de bugs. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.
Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.
Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.
Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.
Agora, a UBports Foundation lançou a atualização do software Ubuntu Touch OTA-21 para dispositivos Ubuntu Phone com várias melhorias e mais correções de bugs.
Novidades do Ubuntu Touch OTA-21
Ainda baseado na série do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), a atualização do Ubuntu Touch OTA-21 está aqui um mês e meio após o Ubuntu Touch OTA-20 com mais melhorias e várias correções de bugs.
Os destaques incluem um saudador redesenhado (tela de entrada de PIN/senha), uma nova fonte Tamil, um novo magnetômetro e plug-in de bússola para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior e a capacidade de limpar as listas de chamadas recentes ou perdidas.
Além disso, a página de visão geral do armazenamento em Configurações do sistema foi renovada no OTA-21 para detalhar melhor quanto espaço é ocupado pelos arquivos centrais do Ubuntu Touch e o layout da partição do sistema.
Entre os problemas corrigidos nesta atualização, há suporte para a configuração de uma conta do Google, acesso ao microfone no navegador da web padrão, métricas do usuário (também conhecidas como estatísticas de círculo na tela de bloqueio) para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior, bem como um bug de animação estranha no modo de cronômetro do app Clock.
Também melhorado no OTA-21 é o suporte MMS para permitir que o Ubuntu Touch notifique os usuários para baixar novamente um MMS se ele não foi recebido corretamente.
Começando com esta atualização, o Ubuntu Touch muda para a biblioteca de cliente baseada em Qt libmedia-hub-qt para o serviço media-hub para melhorar a reprodução de mídia remota, suporta mudança de volume de dentro de aplicativos, suporta mudanças de velocidade de reprodução e suporta reprodução de múltiplos vídeos simultâneos no mesmo aplicativo.
Durante este ciclo, a UBports Foundation fez alguns progressos para melhorar a instalação automática e atualização do Ubuntu Touch em dispositivos Halium 10, embora isso ainda não seja visível para usuários comuns.
Além disso, eles estão trabalhando duro para portar o Ubuntu Touch para a série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Como instalar
A atualização do Ubuntu Touch OTA-21 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Você pode instalá-lo em seu telefone Linux abrindo Configurações do sistema e navegando até a tela Atualizações.
No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.
Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.
Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.
Os usuários existentes do Ubuntu Touch no canal ‘stable’ (que é selecionado por padrão no UBports Installer) recebem a atualização OTA-21 através da tela Updates de System Settings.
Os dispositivos receberão a atualização aleatoriamente. Essa propagação é para nos dar tempo de interromper uma atualização ruim no futuro (caso isso se torne necessário), não para acomodar quaisquer restrições de largura de banda.
Se desejar receber a atualização imediatamente, ative o acesso ADB e emita o seguinte comando sobre ‘adb shell’:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Seu dispositivo irá baixar a atualização e instalá-la. Este processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de download.
Já os novos usuários do Ubuntu Touch encontrarão instruções para instalar o Ubuntu Touch em seu dispositivo em devices.ubuntu-touch.io.
Novos usuários podem usar o instalador UBPorts Ubuntu Touch com dispositivos compatíveis. Observe que, embora o PinePhone e o PineTab sejam oficialmente compatíveis, eles são atualizados independentemente de outros dispositivos e não receberão uma única atualização chamada OTA-16. Mas eles devem obter atualizações de canal estáveis, incluindo muitos dos mesmos recursos em algum ponto.
Lembre-se de que, se ainda não estiver executando o Ubuntu Touch em seu telefone ou tablet, você precisará de uma das várias dezenas de dispositivos compatíveis para instalá-lo (a menos que você queira tentar transferi-lo para um novo dispositivo).