Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 traz suporte a mais smartphones

E foi lançado o Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 com suporte a mais smartphones. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Agora, a UBports Foundation lançou a atualização do software Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 para dispositivos Ubuntu Phone com várias melhorias e mais correções de bugs.

Novidades do Ubuntu Touch 20.04 OTA-2

Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 traz suporte a mais smartphones

A última versão do Ubuntu Touch já foi lançada e, entre outras coisas, traz suporte oficial para mais três dispositivos: Fairphone 3, Volla Phone X23 e F(x)tec Pro1 X.

Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 também pode ser instalado em vários outros telefones da Fairphone, OnePlus, Volla, Google e Xiaomi.

Ubuntu Touch é uma distribuição Linux móvel originalmente desenvolvida pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu para desktops e servidores. Mas depois que a Canonical descartou os planos de levar seu sistema operacional para dispositivos móveis, a equipe independente de desenvolvedores da UBPorts assumiu o projeto e continuou o desenvolvimento.

A versão OTA-2 é a segunda versão estável baseada no Ubuntu 20.04 LTS. E além de adicionar suporte para mais alguns dispositivos, inclui:

  • Opção para ajustar a sensibilidade dos gestos de borda
  • Suporte para usar botões físicos da câmera para tirar fotos
  • Capacidade de excluir imagens de fundo personalizadas

Há também uma série de correções de bugs e outras pequenas atualizações, incluindo melhorias nos menus de Configurações.

Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch 20.04 OTA-2, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

A atualização do Ubuntu Touch 20.04 OTA-2 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Os usuários podem atualizar suas instalações selecionando o canal estável 20.04 em Configurações do sistema > Atualizações > Configurações > Canais.

No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.

Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.

Os usuários existentes do Ubuntu Touch no canal ‘stable’ (que é selecionado por padrão no UBports Installer) recebem a atualização OTA-22 através da tela Updates de System Settings.

Os dispositivos receberão a atualização aleatoriamente. Essa propagação é para nos dar tempo de interromper uma atualização ruim no futuro (caso isso se torne necessário), não para acomodar quaisquer restrições de largura de banda.

Se desejar receber a atualização imediatamente, ative o acesso ADB e emita o seguinte comando sobre ‘adb shell’:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Seu dispositivo irá baixar a atualização e instalá-la. Este processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de download.

Já os novos usuários do Ubuntu Touch encontrarão instruções para instalar o Ubuntu Touch em seu dispositivo em devices.ubuntu-touch.io.

Novos usuários podem usar o instalador UBPorts Ubuntu Touch com dispositivos compatíveis. Observe que, embora o PinePhone e o PineTab sejam oficialmente compatíveis, eles são atualizados independentemente de outros dispositivos e não receberão uma única atualização chamada OTA-16. Mas eles devem obter atualizações de canal estáveis, incluindo muitos dos mesmos recursos em algum ponto.

Lembre-se de que, se ainda não estiver executando o Ubuntu Touch em seu telefone ou tablet, você precisará de uma das várias dezenas de dispositivos compatíveis para instalá-lo (a menos que você queira tentar transferi-lo para um novo dispositivo).

Deixe um comentário

Sair da versão mobile