Ubuntu 23.10 terá gerenciamento de PPA melhorado

Os PPA são um dos grandes diferenciais do Ubuntu, a Canonical sabe disso e informou que o Ubuntu 23.10 terá gerenciamento de PPA melhorado.

PPA é a abreviação de Personal Package Archives, que são repositórios em servidores na internet onde se encontram os programas que não estão nos repositórios oficias da sua distribuição.

Desde que chegou ao Ubuntu, esse recurso tem sido um grande diferencial para o sistema operacional da Canonical. Entretanto, até o momento, não é muito simples gerenciar esses repositórios.

Agora, a Canonical anunciou que está trabalhando em uma nova abordagem de como os PPAs (Personal Package Archives) são gerenciados no próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur).

Ubuntu 23.10 terá gerenciamento de PPA melhorado

Ubuntu 23.10 terá gerenciamento de PPA melhorado

A Canonical trabalha na implementação de uma nova abordagem para gerenciar arquivos PPA em versões futuras do Ubuntu.

O desenvolvimento do Ubuntu 23.10 começou no final de abril de 2023 e agora começamos a ver novos recursos chegando no próximo lançamento.

Um desses novos recursos foi revelado por Julian Andres Klode da Canonical na lista de discussão do Ubuntu e está relacionado a como os arquivos PPA serão tratados.

Até agora, o Ubuntu gerenciava arquivos PPA por meio de um arquivo .list tradicional que era armazenado no diretório /etc/apt/sources.list.d/ e acompanhado por um chaveiro GPG armazenado em /etc/apt/trusted.gpg.d.

Parece que essa abordagem não era muito confiável ou segura. Portanto, a partir do Ubuntu 23.10, com lançamento previsto para 12 de outubro de 2023, os arquivos PPA serão armazenados como arquivos .sources formatados com o formato de origem DEB822, que incorpora as chaves GPG diretamente no campo Signed-By do arquivo.

A Canonical diz que esta mudança oferece várias vantagens importantes, como o fato de que quando o arquivo PPA é removido, a chave GPG associada também é removida e que a chave GPG é dedicada ao arquivo PPA específico e não pode ser usada para outros PPAs e outras chaves GPG não podem ser usadas para assinar o PPA.

No anúncio da lista de discussão, Julian Andres Klode disse que:

“Acreditamos que esses aprimoramentos aumentarão a segurança e a confiabilidade do gerenciamento de PPAs em seus sistemas Ubuntu. Fique atento para mais atualizações e deixe-nos saber o seu feedback.”

Se você estiver usando muitos PPAs em seu sistema Ubuntu, acredito que achará essa mudança interessante o suficiente para atualizar para o Ubuntu 23.10, que também será fornecido com o próximo ambiente de desktop GNOME 45, a próxima série de kernel Linux 6.5, bem como algumas das mais recentes e melhores tecnologias GNU/Linux e aplicativos Open Source.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile