Ubuntu 23.04 será lançado com Kernel 6.2

Segundo uma citação de Dimitri John Ledkov, da Canonical, numa lista de discussão do Ubuntu, o Ubuntu 23.04 será lançado com Kernel 6.2.

O Ubuntu virá com o GNOME 44, o Kubuntu com o Plasma 5.27 e o restante dos sabores com a versão mais recente do desktop disponível, desde que tenha sido lançado antes do congelamento final, que ocorrerá pouco antes do lançamento do beta.

Atualmente, o kernel 6.2 é a versão estável mais recente do kernel Linux e foi lançado bem antes do lançamento do Ubuntu 23.04 (o que significa que os desenvolvedores têm muito tempo para investigá-lo e testá-lo).

Muitos se perguntaram se a Canonical poderia optar por manter o kernel do Linux 6.1, visto que ele é um LTS e eles o têm testado nos Daily Build do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster) ultimamente.

Mas isso não acontecerá, pois o Ubuntu 23.04 usará o kernel 6.2.

Ubuntu 23.04 será lançado com Kernel 6.2

Ubuntu 23.04 será lançado com Kernel 6.2

Esta é uma boa notícia, independentemente de você planejar usar o Lunar ou não, o kernel que vem nos lançamentos de curto prazo do Ubuntu é normalmente portado para o LTS mais recente na forma de uma atualização de habilitação de hardware (HWE).

A confirmação do kernel vem por meio da lista de discussão de desenvolvedores do Ubuntu, especificamente nesta citação de Dimitri John Ledkov da Canonical

“no Lunar, nenhuma versão 6.1 adicional será feita para qualquer tipo de kernel por enquanto. E o pouso v6.2, em todos os tipos, está em andamento.”

O kernel 6.2 vem com tudo o que você esperaria de um novo kernel, por exemplo, novo suporte de hardware, correções de desempenho, buffs do sistema de arquivos, etc.

Alguns destaques interessantes: suporte a monitor Raspberry Pi 4K @ 60Hz; novas economias de energia para dispositivos Intel Alder Lake N/Raptor Lake P; e suporte para gamepad Sony DualShock 4 no driver Playstation HID.

O lançamento do Ubuntu 23.04 está previsto para 20 de abril de 2023. Uma versão beta estará disponível nas próximas semanas se você quiser ajudar a testá-lo, e as imagens ISO diárias estão, como sempre, disponíveis para você usar também.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile