Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador

Antes restrito através de algumas “imagens especiais” do Lunar Lobster, agora, o Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador.

Todos já sabemos que o Ubuntu 23.04 terá o codinome Lunar Lobster (lagosta lunar). Mas mesmo em dezembro, ainda há muito a ser conhecido.

Supõe-se que ele usará o GNOME 44, já que a Canonical geralmente lança sua versão para desktop a cada lançamento e o Kinetic Kudu usa o GNOME 43.

Acredita-se também que o sistema usará o kernel 6.2, programado para o final de fevereiro/início de março. Além disso, haverá outra mudança que veremos por pelo menos 10 minutos em um time poderoso.

Mas, o que precisará tanto tempo para vê-lo? Seu novo instalador.

Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador

Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador

Faz alguns anos desde que eles lançaram uma versão de seu instalador baseado no Subiquity e escrito em Flutter, e parece que o Ubuntu 23.04 será a primeira versão a tê-lo disponível.

Até agora podia ser testado e usado, mas imagens especiais tinham que ser obtidas. Desde o último Daily Build, já podemos ver e usar o novo nas imagens “normais”.

O Subiquity é o instalador da versão Server há muito tempo. Uma das principais características é que não é mais baseado no instalador Debian (mais informações).

Parece-me importante mencionar um detalhe: agora, a janela para “Experimentar ou instalar” o sistema operacional aparece após a de escolher o idioma.

Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador

Além disso, no momento da redação deste artigo, o idioma do sistema não foi alterado para o espanhol, e devemos ir para “Configurações”, alterar o idioma, sair e entrar novamente se quisermos vê-lo em nosso idioma.

Gosto de pensar que isso vai mudar em abril, e tenho certeza que sim. Outro detalhe que me chamou a atenção é que este instalador permite que você escolha “ubuntu” como o nome do computador, algo que não era possível até ontem.

Ubuntu 23.04 já usa seu novo instalador

Se nada acontecer, este será o instalador que o Ubuntu usará a partir de agora até novo aviso. Quem quiser experimentar pode fazê-lo baixando a ISO que está disponível neste endereço.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile