Nas últimas compilações diárias do Jammy Jellyfish, o Ubuntu 22.04 Dailys mostra uma notificação do Ubuntu Pro no login.
O Ubuntu Pro era originalmente uma oferta de suporte para clientes da AWS. Mais recentemente, está sendo oferecido como algo que as empresas e outros usuários corporativos podem optar por participar.
Agora está sendo destacado para todos os usuários.
Nas últimas compilações diárias do Jammy Jellyfish, o Ubuntu 22.04 Dailys mostra uma notificação do Ubuntu Pro no login
Nas últimas compilações diárias do Jammy Jellyfish, ao fazer o login hoje, você é recebido por uma notificação na área de trabalho perguntando se ‘quer habilitar o Ubuntu Pro?’.
Duas ações estão disponíveis ao clicar na notificação: “Não me lembre novamente” e “Ativar Ubuntu Pro” (embora, graças a um bug, a notificação aparecerá em todos os logins, mesmo se você clicar em “não me lembrar” – mas que será corrigido em breve).
Clicar nos botões “Ativar Ubuntu Pro” abre a guia Ubuntu Pro no utilitário Software & Updates:
Aqui se tem a capacidade de ‘anexar’ uma máquina a uma assinatura ativa do Ubuntu Pro. Curiosamente, a sinopse menciona que o Ubuntu Pro é gratuito para uso pessoal em até 3 máquinas.
Clicar no botão “anexar esta máquina” abre uma caixa de diálogo com um link para “entrar na sua conta Ubuntu Advantage” e oferece um campo para inserir um token Ubuntu Advantage, o que pode ser um pouco confuso.
Pode ser que o Ubuntu Advantage seja renomeado como Ubuntu Pro. De fato, muitos dos links sobre o Ubuntu Pro nesses diálogos/painéis abrem páginas da Web sobre o Ubuntu Advantage.
O Ubuntu Advantage é um pacote de suporte comercial essencial para o Ubuntu, oferecendo ajuda por telefone/e-mail.
De qualquer forma, como o Ubuntu Advantage/Ubuntu Pro é gratuito para uso pessoal (embora sem suporte oficial por telefone e ticket), talvez haja algum mérito em informar mais pessoas sobre isso – pelo menos em teoria. Eu habilitei e adicionei meu token Advantage e ele aceitou.
Dito isto, pelo que sabemos até agora, o Ubuntu Pro não é algo em que a maioria dos usuários esteja interessada (há um benefício no suporte ao Livepatch e EMS, mas como esse LTS nem teve seus 5 anos de suporte, mas isso dificilmente é uma preocupação urgente).
Mas as coisas ainda podem mudar. As compilações diárias atuais do Jammy podem mostrar uma notificação do Ubuntu Pro para todos os usuários, mas não há nada que diga que o Ubuntu continuará fazendo isso quando a versão estável for lançada (embora também nada diga que não, ou que não deveria).
Acho que teremos que esperar e ver como o desenvolvimento continua.