Perto do lançamento da próxima versão do sistema da Canonical, a equipe de design decidiu que o Ubuntu 21.10 terá uma grande mudança de tema.
Quando o Ubuntu 21.10 ‘Impish Indri’ chegar em outubro, ele o fará com um novo visual a reboque. Depois de muitos anos de serviço, a mistura icônica do Ubuntu de barras de cabeçalho escuras e widgets claros está sendo aposentada.
Ubuntu 21.10 terá uma grande mudança de tema! Entenda!
A equipe de design baseada na comunidade do Ubuntu decidiu que o Ubuntu 21.10 virá apenas com uma versão totalmente clara e totalmente escura do tema Yaru padrão apenas.
No momento, o Ubuntu vem com três versões do tema Yaru GTK: Yaru (barra de cabeçalho escura e widgets claros; padrão); Yaru Light (barra de cabeçalho leve e widgets leves); e Yaru Dark (barra de cabeçalho escura e widgets escuros). Os usuários podem alternar entre eles no painel Aparência no aplicativo Configurações.
Mas o Ubuntu 21.10 oferecerá apenas duas opções: Yaru (totalmente claro) e Yaru Dark (totalmente escuro), com o primeiro como padrão.
Então, o que motivou esse repensar visual?
Bem, o ambiente GNOME não oferece suporte técnico a temas. Tipo, em tudo. Não há API oficial, não há estrutura oficial e não há diretrizes de temas GTK oficiais. Quase todo novo lançamento do GNOME “quebra” temas de terceiros – e esse não é exatamente o problema do GNOME; os temas são construídos em areias movediças.
Esta não é a primeira vez que a equipe Yaru baseada na comunidade muda o tema padrão…
Então há GTK4. O Ubuntu (como outras distros baseadas no GNOME) precisará fazer a transição para GTK4 nos próximos anos. Mas GTK4 não parece suportar uma mistura de barras de cabeçalho escuras e widgets claros; eles são todos claros ou totalmente escuros.
O grupo de entusiastas do tema do Ubuntu afirma que manter a barra de título invertida daqui para frente é simplesmente “muito trabalhoso”.
Agora, esta não é a primeira vez que a equipe de Yaru baseada na comunidade pressiona por essa decisão.
O Ubuntu mudou para um tema totalmente claro por um curto período durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 19.10. A consternação pública com essa decisão fez com que eles recuassem prontamente.
No entanto, desta vez, a equipe de branding da Canonical está a bordo com a mudança, descrevendo a mudança como a “escolha mais inteligente”” disponível.
O Ubuntu é único no uso de um tema misto. A maioria dos principais sistemas operacionais (e muitas outras distros Linux) não oferece nenhum. O tema escuro é totalmente escuro, a luz é totalmente clara. Android, Windows, macOS, Chrome OS… todos oferecem uma escolha binária.
Mas aí vem a pergunta: por que o Ubuntu não usa o Adwaita por padrão?
Adwaita é bem testado, completo e popular entre os desenvolvedores da comunidade. Afinal de contas, Yaru é um garfo de Adwaita e, em sua aparência leve (embora eu aprecie que seja subjetivo), uma homenagem bastante pálida a Adwaita.
Ou, dito de outra forma: o Ubuntu precisa ter uma boa aparência, não diluído. Se os aspectos práticos de um tema misto o tornam um fracasso – este parece ser o caso – então o que quer que ocorra deve ter a mesma aparência, se não melhor.
Yaru Light pode ser realmente descrito assim? ?
Lembre-se de que o tema Yaru GTK é independente do tema GNOME Shell do Ubuntu. Este último oscilou entre o claro e o escuro algumas vezes nos últimos anos. Notavelmente, ele também não pode ser alterado sem instalar a ferramenta GNOME Tweaks ou uma extensão GNOME de mudança de tema.