Você sabia que o Ubuntu 21.04 não permitirá mais que ninguém acesse sua pasta pessoal? Não? Entenda o que Canonical fará para conseguir isso.
Desde o final de setembro, a Canonical está desenvolvendo a próxima versão de seu sistema operacional. A primeira coisa que eles geralmente descobrem é seu codinome, e o Ubuntu 21.04 usará o Hirsute Hippo.
No início, e como sempre, o que colocaram à nossa disposição foi uma base Fossa Focal na qual iriam fazer todas as alterações, e essas alterações chegam com mais frequência alguns meses após o lançamento da versão estável.
Até agora, quando faltam pouco menos de 4 meses para o pouso, sabemos poucas novidades.
É verdade que sabemos que você usará o kernel 5.11 e GNOME 40, o que não é pouco, mas ainda existem muitos detalhes que serão revelados nas próximas semanas, como um que publicaram minutos atrás e que vai melhorar a privacidade do sistema operacional.
Ubuntu 21.04 não permitirá mais que ninguém acesse sua pasta pessoal
Especificamente, a novidade que nos prometeram é que apenas os proprietários de uma pasta pessoal poderão ver seu conteúdo.
“Apenas para continuar este tópico, uma vez que não houve oposição a esta proposta, eu carreguei os pacotes shadow e adduser atualizados para hirsute-proposto para suportar a configuração do modo de diretórios home para 750 por padrão quando criado usando adduser ou useradd.”
Até agora, os diretórios /home eram criados com nível de permissão 755, o que significa que qualquer pessoa que iniciar o sistema operacional pode acessar as pastas de outros usuários.
Embora alguns pensassem que era um bug, na verdade era uma filosofia: a Canonical achava que usuários de um mesmo computador/sistema operacional deveriam ter a possibilidade de colaborar, mas mudaram sua forma de pensar e isso não será possível, ou não da mesma forma, a partir do Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo;
Por isso, os diretórios serão criados com nível de permissão 750.
Finalmente, o Ubuntu 21.04 chegará com o resto da família Hirsute Hippo em 22 de abril de 2021.