O Ubuntu 20.04 LTS substituirá o Ubuntu Software pela Snap Store e isso poderá tornar essa versão um marco na história dos pacotes Snap. Entenda.
O Ubuntu 20.04 está chegando. Em uma semana, poderemos começar oficialmente a desfrutar do kernel 5.4 e das novas versões do GNOME e Yaru, mas nem todas as mudanças foram tão claras.
Há uma que está em debate há cerca de dois meses: o Ubuntu Software será substituído pela Snap Store.
Ubuntu 20.04 LTS substituirá o Ubuntu Software pela Snap Store
Se você usar o Daily Build by Focal Fossa, todos os seus alarmes dispararão, mas não há com o que se preocupar.
Sim. A loja que estará no Ubuntu 20.04 não será mais o Software Ubuntu para usar a Snap Store.
A nova loja é um pacote Snap e, a partir dele, podemos acessar todos os pacotes Snap do snapcraft.io, mas esse é apenas um princípio que já podemos desfrutar no Ubuntu Software.
Então, o que motiva e o que essa mudança significa? A resposta é simples: seguir em frente.
Promova o uso de pacotes Snap, o que melhorará esses tipos de pacotes e sua segurança, pois as atualizações serão automáticas e ocorrerão em segundo plano.
No fórum do Ubuntu, havia muitas dúvidas, mas o mais importante é o que aconteceria com os repositórios do APT. A resposta a esta pergunta é nada… se você usa o Ubuntu.
Em outras palavras, no Ubuntu, a Snap Store continuará sendo compatível com os repositórios APT, mas a mesma loja poderá acessar o snapcraft.io em outras distribuições.
O motivo é que você deseja respeitar o sistema de instalação de cada distribuição, portanto, não vale mais a pena instalar manualmente a loja Ubuntu em outras distribuições, se quisermos gerenciar todos os tipos de pacotes a partir dela.
A compatibilidade é concluída com os pacotes fwupd, então a Snap Store no Ubuntu nos servirá para instalar praticamente qualquer coisa.
Mas lembre-se: esse não será o caso em outras distribuições, como um Kubuntu que usa um Discover que, para algumas pessoas, é uma opção melhor.
Uma motivação para melhorar os pacotes Snap
Por outro lado, a equipe Canonical também quer aumentar o uso de pacotes Snap. Alguns dos pacotes que serão incluídos no Ubuntu 20.04 serão usados na versão Snap.
Além disso, tudo o que instalamos será atualizado, finalmente, em segundo plano, como prometido agora há apenas 4 anos.
Também se destina a motivar os desenvolvedores a entregar suas atualizações mais cedo, algo que melhorará a segurança, pois eles passarão diretamente do desenvolvedor para a equipe em que um software é atualizado.
De acordo com Alan Pope, Firefox, Chrome ou LibreOffice são o tipo de software que eles estão tentando melhorar: eles são desenvolvidos por empresas que lançam atualizações de segurança assim que estiverem prontas.
Se eles tiverem que passar pelos filtros da Canonical, as atualizações de segurança podem levar dois dias para chegar, o que pode levar uma eternidade, principalmente para falhas de segurança que você já sabe que estão sendo exploradas.
De qualquer forma, exceto surpresa, porque no Daily Build eles permanecem os mesmos, o Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa continuará incluindo as versões APT do Firefox e LibreOffice por padrão.
Parte da motivação será alcançada ocultando determinados softwares. Por exemplo, a Snap Store não oferece mais duas versões de software como antes.
Se procurarmos pelo Firefox ou Thunderbird, o que aparece, pelo menos no momento, é a versão do snapcraft.io, mas o APT não aparece como instalado ou como uma opção para instalá-lo.
Portanto, é fácil pensar que o que eles querem é instalar o pacote Snap, sempre que possível.
O que você acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários!
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE