A Canonical anunciou que o Ubuntu 19.10 Beta já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte tanto da comunidade quanto profissional.
A comunidade Ubuntu é construída com base nas ideias do Manifesto do Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser usadas por pessoas em seu idioma local e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter liberdade para personalizar e altere seu software da maneira que achar melhor.
‘Ubuntu’ é uma antiga palavra africana, que significa “humanidade para os outros”. A distribuição do Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo dos softwares.
Já havia antecipado o lançamento do Ubuntu 19.10 beta aqui no Blog, porém, os links não eram os oficiais/finais, pois eram do ISO tracker.
Agora, foi lançado o beta público do Ubuntu 19.10, a próxima grande atualização do popular sistema operacional Ubuntu baseado em Linux.
O lançamento da versão beta, a única planejada no atual ciclo de desenvolvimento, permitirá que entusiastas e desenvolvedores ajudem a testar a última atualização antes de seu lançamento estável no próximo mês.
E falta pouco para isso, pois a versão final do Ubuntu 19.10 será lançada no dia 17 de Outubro. Se você ainda não se programou, coloque a data na sua agenda.
O desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) começou no final de abril com o upload da cadeia de ferramentas, logo após o lançamento do sistema operacional Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) em 23 de abril e agora, cinco meses depois, a versão beta A versão está disponível para testes públicos.
O Ubuntu 19.10 continua o ciclo de desenvolvimento de versões anteriores, onde as versões Alpha não são mais preparadas para testes públicos.
Somente uma versão beta é disponibilizada para a comunidade antes do lançamento final chegar às ruas.
A versão beta geralmente é boa o suficiente e com recursos para ser usada diariamente.
- Ubuntu 19.10 chegará ao fim da vida no dia 17 de julho de 2020
- Canonical corrigiu uma regressão do kernel no Ubuntu 20.04, 19.10 e 18.04
- kernel do Ubuntu foi atualizado para corrigir uma única falha
- Como instalar o KDE Plasma 5.17 no Ubuntu 19.10 e derivados
Novidades do Ubuntu 19.10 Beta
A versão do Eoan Ermine é repleta de recursos interessantes e novas tecnologias Linux, além de todo o software Open Source mais recente, incluindo o kernel Linux 5.2, ambiente de desktop GNOME 3.34, ambiente de trabalho LibreOffice 6.3, suíte de escritório LibreOffice 6.3, navegador Mozilla Firefox 69 e muitos outras.
O Ubuntu 19.10 também vem com uma cadeia de ferramentas de última geração atualizada, incluindo novas versões upstream do glibc 2.30, OpenJDK 11, rustc 1.37 e GCC 8.3 atualizado, GCC 8.3 opcional, GCC 9 opcional, Python 3.7.3 como padrão, Ruby 2.5.5, PHP 7.2 .15, Perl 5.28.1, ponto 1.10.4.
Essa versão também possui melhorias no tempo de inicialização e outros aprimoramentos de desempenho para uma experiência de desktop e servidor Ubuntu moderna e mais poderosa. Obviamente, os sabores oficiais também são fornecidos com os mais recentes ambientes de desktop que eles usam e com todos os componentes ocultos do Ubuntu.
Há novas melhorias na frente dos compiladores multiplataforma, bem como com a cadeia de ferramentas POWER e AArch64 habilitada para cross-compile nas plataformas ARM, S390X e RISCV64
Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu, acesse a nota de lançamento ou a página wiki da distribuição.
Baixe e experimente o Ubuntu 19.10 Beta
Cuidado: não recomendamos que você instale o Ubuntu 19.10 Beta no seu computador principal.
Esta ainda é uma versão de pré-lançamento do Ubuntu 19.10, portanto, não o instale em uma máquina de produção, nem o use para qualquer trabalho de produção que você possa fazer.
Recomendo aguardar o lançamento final do Ubuntu 19.10 em 17 de outubro, quando você também poderá atualizar a partir do Ubuntu 19.04.
O software beta pode ter problemas de estabilidade ou conter erros e peculiaridades que ainda precisam ser corrigidos.
Fique seguro e use mídia live, uma partição de teste ou uma máquina virtual para testá-lo.
A imagem ISO do Ubuntu 19.10 Beta já pode ser baixada acessando a página wiki da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
Ubuntu Desktop and Server
Ubuntu Images
Ubuntu Cloud Images
Ubuntu Netboot
Kubuntu
Lubuntu
Ubuntu Budgie
Ubuntu Kylin
Ubuntu MATE
Ubuntu Studio
Xubuntu
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o incrível jogo 0 A.D. no Linux via Snap
- Confira as novidades dos derivados do Ubuntu 19.10 beta
- SolydXK 10 lançado com kernel 4.19 e base Debian Buster 10.1
- Downloader WhiteShadow usa servidores MSSQL para entrega de malware
- SUSE melhorou a implantação e distribuição de aplicativos em nuvem nativos e em contêineres