Ubuntu 18.10 já está disponível para download – Baixe agora!

Seguindo o cronograma estabelecido, finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 18.10 e derivados oficiais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.


Como dito antes, Ubuntu 18.10 vem com muitos novos recursos e melhorias, alguns dos quais a Canonical planejou por um longo tempo, mas não conseguiu implementá-los no recém-lançado Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), devido a seu status de suporte a longo prazo e o foco na estabilidade e confiabilidade.
Ubuntu 18.10 já está disponível para download – Baixe agora!

O Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) será suportado pela Canonical pelos próximos nove meses (até julho de 2019) com atualizações de software e patches de segurança.

Mais sobre o Ubuntu 18.10

A Canonical acaba de lançar, as imagens ISO finais do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish.

Depois de seis meses em desenvolvimento, o Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) agora está finalmente aqui, e você pode baixar as imagens ISO agora mesmo para todos os sabores oficiais, incluindo Kubuntu, Ubuntu, Lubuntu, Ubuntu, Ubuntu Buddy, Ubuntu Kylin e Ubuntu Studio, para arquiteturas de 64 e 32 bits (apenas Lubuntu e Xubuntu).

A edição Ubuntu Server também está disponível e é suportada em mais arquiteturas de hardware do que o Ubuntu Desktop, incluindo 64 bits (amd64), ARM64 (AArch64), IBM System z (s390x), PPC64el (Power PC 64 bits Little Endian) e Raspberry Pi 2/ARMhf. Um sabor live do Ubuntu Server também está disponível apenas para computadores de 64 bits.

Todas as edições e versões executam o kernel mais recente do Linux 4.18 e vêm com as mais recentes versões de software, incluindo o LibreOffice 6.1 e o Mozilla Firefox 62, bem como o desktop GNOME 3.30, KDE Plasma 5.13, LXQt 0.13.0, Xfce 4.12 e MATE 1.20.

O Ubuntu 18.10 estava em desenvolvimento nos últimos seis meses, durante os quais recebeu inúmeras melhorias em relação aos lançamentos anteriores.

Ele apresenta o mais recente ambiente de desktop GNOME 3.30 e é alimentado pelo kernel mais recente e avançado, o Linux 4.18.

Sobre o lançamento, Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, disse o seguinte:

“O Ubuntu é agora a plataforma de referência mundial para engenharia e análise de inteligência artificial. Aceleramos a produtividade do desenvolvedor e ajudamos as empresas a operar com velocidade e escala, em várias nuvens e diversos dispositivos de ponta.”

Novidades no Ubuntu 18.10

Provavelmente, o mais importante recurso do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) é o novo tema Yaru, anteriormente Communitheme, que dá ao Ubuntu uma aparência nova, melhorando a usabilidade com o uso cuidadoso das cores semânticas e integrando-se melhor ao ambiente GNOME.

Outros destaques incluem o suporte a VeraCrypt no GNOME Disks, efeitos suaves de visualização e zoom de desktop, suporte para desbloquear o seu PC com impressões digitais, suporte Snap aos portais XDG, integração de telefone móvel com GS Connect, bem como suporte para o gerenciamento de dispositivos Thunderbolt nas configurações painel.

Para reduzir a carga e aumentar as contagens de FPS para jogos, o Ubuntu 18.10 traz várias melhorias de desempenho, como a capacidade de armazenar em cache mais componentes do shell na RAM da GPU.

Ele também apresenta uma nova opção que permite que o sistema operacional envie relatórios de erros automaticamente para a janela de diálogo de relatório de erros.

O Ubuntu 18.10 vem com uma toolchain atualizada que consiste em GNU C Library (Glibc) 2.28, GNU Compiler Collection (GCC) 8.2, OpenSSL 1.1.1, Python 3.6.7 (padrão) e 3.7.1, Boost 1.67, Ruby 2.5.1, Perl 5.26.2, PHP 7.2.10, Golang 1.10.4, Rust 1.28 e OpenJDK 11.

O OpenSSL, a biblioteca de comunicação segura que usa o protocolo TLS, foi atualizado para a série de suporte de longo prazo 1.1.1. Ele suporta o padrão TLSv1.3 recentemente aprovado.

Diversos aplicativos cliente e servidor foram habilitados para usar TLSv1.3 por padrão em Ubuntu 18.10 com muitos mais para vir no próximo lançamento.

Essa versão também possui suporte para POWER memory protection keys, suporte KVM para Virtualização Criptografada Segura AMD, suporte Open for Business (OFB), suporte zcrypt em sistemas IBM Z, habilitação de Comunicações de Memória Compartilhada remota e direta (SMC-R/D), como bem como um suporte de compilação cruzada para alvos ARM.

No lado do servidor, o Ubuntu Server 18.10 apresenta o software de virtualização QEMU 2.12, libvirt 4.6 virtualization toolkit, DPDK (Data Plane Development Kit) 17.11.x, Open vSwitch 2.10 distributed virtual multilayer switch, cloud-init 18.4 cloud instance customization and configuration tool, and curtin 18.1.59 bare bones installer.

Novidades do Ubuntu 18.10

E se você quer conferir todas as novidades do Ubuntu 18.10, confira esse artigo:

Confira as principais novidades do Ubuntu 18.10! Fique por dentro!

Notas do Ubuntu 18.10

Para mais detalhes, dê uma olhada nas notas de lançamento abaixo (algumas ainda estão sendo atualizadas):

Baixe e experimente o Ubuntu 18.10

Embora não encoraje os leitores a atualizar uma versão LTS do Ubuntu para uma versão não LTS, você poderá fazê-lo se quiser usar as tecnologias mais recentes.

Se você quiser atualizar seus sistemas, use um dos procedimentos abaixo:

Como atualizar para o Ubuntu 18.10 na versão desktop
Como atualizar para o Ubuntu 18.10 na versão desktop

E se for instalar do zero, use os links abaixo para baixar a imagem ISO do sistema:

Se você quiser usar o Unity, siga os passos desse tutorial:

Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.10 e derivados

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias

Deixe um comentário

Sair da versão mobile