Ubuntu 18.10 não terá a integração com Android pré instalada

Para a tristeza de muitos usuários, o Ubuntu 18.10 não terá a integração com Android pré instalada. Confira os detalhes e entenda o porquê.


O recurso da integração com Android, fornecido pela extensão GSconnect para GNOME Shell é uma implementação livre do serviço KDE Connect feita com Qt.
O Ubuntu 18.10 não terá a integração com Android pré instalada

Ele foi proposto para inclusão no Ubuntu 18.10 no início do ciclo de desenvolvimento pelo gerente de desktop do Ubuntu, Will Cooke.

Muitos ficaram animados com a ideia de poder inicializar o Ubuntu e ver as notificações do Android na área de trabalho, transferir arquivos de e para o nosso telefone usando o Nautilus, monitorar a duração da bateria, acompanhar as chamadas, enviar mensagens SMS e muito mais.

O Ubuntu 18.10 não terá a integração com Android pré instalada

Infelizmente não será assim: O Ubuntu acredita que essa pequena e bacana extensão ainda é um pouco rude demais para aparecer em (milhões de) desktops de usuários por padrão. É uma pena, mas também é compreensível.

O GSconnect estará disponível nos repositórios

A boa notícia é que a extensão GSconnect, está disponível gratuitamente no site GNOME Extensions, e estará disponível para instalação usando o Ubuntu Software.

Andy Holmes, desenvolvedor do GSConnect, também está trabalhando em uma nova versão da extensão que foi reescrita do zero.

É essa nova versão “WIP” que o Ubuntu desenvolveu para ser incluída no repositório “universe” para o Ubuntu 18.10 (o software no “universe” não é “oficialmente suportado”, mas é mais fácil de instalar).

Uma vez lá, eles planejam promover o add-on para coletar feedback e encorajar testes com o objetivo mais amplo de incluir o GSconnect por padrão no Ubuntu 19.04.

Outros planos para o Ubuntu 18.10 que não aconteceram neste ciclo por um motivo ou outro incluem o comportamento Unity de adicionar ícones para aplicativos recém-instalados no Dock, a capacidade de clicar com o botão do meio no indicador de som para silenciar, e e aplainar uma alternância de baixa largura de banda para limitar o uso de dados por aplicativos e serviços em segundo plano (incluindo snapd).

Ainda há muito o que esperar: o novo tema do Yaru por padrão, melhor velocidade de inicialização dos aplicativos Snap padrão (calculadora, monitor do sistema), LibreOffice 6.1, GNOME Shell 3.30, e a capacidade de ver o status de “editor verificado” dos aplicativos Snap na loja do Ubuntu Software.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile