Mark Shuttleworth da Canonical finalmente anunciou o nome da próxima versão do seu sistema, e o Ubuntu 18.10 será chamado de Cosmic Cuttlefish. Confira os detalhes desse anúncio.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Pouco tempo depois do lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, o que muitos usuários queriam saber era qual seria o nome da próxima versão do sistema.
Já existiam rumores de que o codinome do Ubuntu 18.10 começaria com a palavra Cosmic, mas não havia qualquer indicativo de qual seria o nome do animal que acompanharia esse adjetivo.
Ubuntu 18.10 será chamado de Cosmic Cuttlefish
Então, Mark Shuttleworth anunciou o nome de código completo do Ubuntu 18.10 como o “Cosmic Cuttlefish”.
Cosmic Cuttlefish, ou Cuttlefish (Choco) Cósmico é um nome bem estranho e o animal escolhido também é: Confira nesse artigo da Wikipédia“.
De acordo com Mark Shuttleworth, o Ubuntu 18.10 se focará mais na segurança geral do sistema operacional baseado em Linux.
Não que o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux, não seja muito segura por design, graças ao poderoso kernel do Linux, mas Shuttleworth quer elevar a ainda mais o quesito segurança, na versão 18.10 do Ubuntu.
Além das melhorias de segurança em curso, o Ubuntu 18.10 virá com várias outras novidades, incluindo o próximo ambiente GNOME 3.30 por padrão, um novo tema do sistema chamado communitheme, e todas as últimas tecnologias Linux como GCC, Kernel Linux, systemd, Wayland, Servidor X.Org, Mesa Graphics Stack e etc.
No entanto, o Ubuntu 18.10 será um teste para futuras versões LTS (Long Term Support) no sistema operacional, o que significa que será suportado com segurança e atualizações de software para apenas nove meses.
O desenvolvimento Ubuntu 18.10 já começou, é esperado que a versão final seja lançada em outubro de 2018. Até lá, se você quiser se tornar um dos primeiros a experimentar o sistema, pode baixar a compilações diárias a partir dos links abaixo.
Baixe e experimente as compilações diárias do Ubuntu 18.10
As imagens ISO das compilações diárias do Ubuntu 18.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux