Ubuntu 17.04 Beta 1 já está disponível para download! Baixe agora!

Saiu o Ubuntu 17.04 beta 1, o primeiro beta do do Zasty Zapus, que será a próxima versão do sistema da Canonical. Conheça mais um pouco sobre ele e descubra onde baixar.


Quem gosta de experimentar novas versões do Ubuntu já pode baixar as imagens do Ubuntu 17.04 beta 1. A seguir veja o que há de novo no Ubuntu 17.04 beta 1, especialmente no Ubuntu Budgie, Xubuntu, Ubuntu GNOME e Kubuntu.

Novidades do Ubuntu 17.04 beta 1

De acordo com suas notas de lançamento, esse release não traz quaisquer alterações interessantes no Lubuntu, Ubuntu Kylin e Ubuntu Studio. Outros sabores, como o Ubuntu MATE, bem como o Ubuntu (com Unity) não participaram da versão beta 17.04.

Todos as variantes do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus beta 1 incluem Xorg servidor 1.18.4, Mesa 13.0.4 (17.0.0 está disponível nos repositórios proposed) e o 4.10.0-8.10 Ubuntu Linux kernel, com base no upstream do kernel 4.10-rc8.

Ubuntu Budgie 17.04 beta 1

Ubuntu Budgie é um novato entre os sabores oficiais do Ubuntu. No beta 1, essa variante beta 1 inclui o mais recente Budgie Desktop 10.2.9 juntamente com, GNOME 3.22, Budgie Welcome, AppIndicator agora é suportado por padrão, e Terminix é o emulador de terminal padrão.

Em comparação com o não oficial Budgie Remix, Ubuntu Budgie 17.04 beta 1 inclui algumas aplicações extras do GNOME por padrão. Entre as aplicações incluídas estão: Arquivos, Software, Livros, Documentos, Eye of GNOME (Image Viewer), Monitor de Sistema, Mapas, Clima, Calendário, Contatos e Discos.

Ubuntu GNOME 17.04 beta 1

Ubuntu GNOME é um sabor do Ubuntu que tenta oferecer uma experiência GNOME pura. Ele usa o GNOME Shell como o shell padrão e por padrão é fornecido com a maioria dos aplicativos do GNOME.

Ubuntu GNOME 17.04 Zesty Zapus beta 1 inclui:
GNOME Shell 3.24 beta (3.23.90), que inclui o Night Light, um novo recurso que pode ser usado para reduzir automaticamente a luz azul emitida pela tela do computador ao pôr do sol ou sempre que você escolher;

O GNOME 3.24 beta vem misturado com o GNOME 3.22. Entre os pacotes GNOME 3.24 beta incluídos estão: GNOME Control Center/Configurações Daemon, Fotos, Vídeos (Totem), Mapas, Música e Discos. Há algumas aplicações que não foram atualizadas a partir da versão 3.20: Arquivos (Nautilus) e Terminal;

O aplicativo de software foi atualizado para a versão 3.22 e agora suporta Flatpak. Aliás, o Flatpack 0.8 vem instalado por padrão (snapd também está disponível).

Essab variante vem com o Chrome GNOME Shell instalado por padrão. Esse é um pacote que oferece suporte para a instalação de extensões de shell do GNOME do Google Chrome, Chromium e outros navegadores baseados em Chromium (Opera, Vivaldi).

O mecanismo de indexação de pesquisa de rastreador agora é sandboxed e a resolução DNS padrão agora é systemd-resolved.

Alguns aplicativos não são mais instalados por padrão: Brasero, Evolution, Seahorse e Xdiagnose. Porém, eles continuam disponíveis nos repositórios.

Para novas instalações, um arquivo de permuta será usado por padrão, em vez de uma partição de swap.

Xubuntu 17.04 beta 1

Xubuntu 17.04 Zesty Zapus beta 1 inclui o Parole 0.9.0 (que vem com um mini-modo novo e algumas outras mudanças),
Thunar 1.6.11 (que vem com algumas correções de bugs, incluindo falhas ao cortar/colar vários arquivos, renomear arquivos e muito mais) Whisker Menu 2.1.0 (que agora suporta lançadores de edição a partir do menu de contexto, suporta ações de desktop e há uma opção para ocultar nomes de categoria), Xfce4 Task Manager (que agora inclui a capacidade de clicar na janela para selecionar o processo), além de várias outras atualizações de aplicativos.

Kubuntu 17.04 beta 1

Kubuntu 17.04 O Zesty Zapus beta 1 inclui o KDE Applications 16.12.1 e Plasma 5.9.2 com poucas mudanças como visualizações interativas para as notificações da área de trabalho, o Gerenciador de Tarefas agora suporta a fixação de diferentes aplicativos em cada atividade, aplicações que reproduzem o áudio agora são marcadas no gerenciador de tarefa, similar a como é feito na maioria dos navegadores web.

Agora também é possível pode facilmente silenciar um aplicativo do menu de contexto do Gerenciador de Tarefas, o applet Quick Launch agora suporta jump actions.

O sistema teve a aparência melhorada, incluindo um design mais compacto e bonito para as barras de deslocamento da Breeze, os menus globais retornaram e há um novo módulo de configuração para conexões de rede.

Mais sobre o Ubuntu 17.04 beta 1

Para mais detalhes, dê uma olhada na nota de lançamento, acessando a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Ubuntu

Para saber mais sobre a distribuição Ubuntu, clique nesse link.

Cronograma de lançamento do Ubuntu 17.04 Zasty Zapus

De acordo com o cronograma de lançamento do Ubuntu Ubuntu 17.04 Zasty Zapus, a versão estável estará disponível em uma quinta-feira, no dia 13 de abril de 2017, e será suportado por apenas 9 meses, até julho de 2017.

Como em versões anteriores, nos dois primeiros Alpha e o Beta 1 serão lançadas imagens ISO apenas dos derivados oficiais do Ubuntu e somente o Beta Final e a partir do Release Candidate, uma imagem ISO com o Unity também estará disponível para download.

O cronograma de lançamento do Ubuntu 17.04 Zasty Zapus ficou assim:

Ubuntu 17.04 Alpha 1 – 29 de dezembro de 2016
Ubuntu 17.04 Alpha 2 – 26 de janeiro de 2017
Ubuntu 17.04 Beta 1 – 23 de fevereiro de 2017
Ubuntu 17.04 Beta 2 (final) – 23 de março de 2017
Ubuntu 17.04 Release Candidate – 13 de abril de 2017
Ubuntu 17.04 versão final – 21 de abril de 2017

Baixe e experimente o Ubuntu 17.04 Zasty Zapus beta 1

Antes de fazer qualquer coisa, esteja ciente de que versões alpha não são adequadas para quem necessita de um sistema estável ou não se sente confortável com os ocasionais, e até mesmo frequentes, bugs e quebras de sistema.

Se você quiser usar uma versão do Ubuntu que é suportada por mais tempo, use uma versão LTS (16,04 LTS)!

Ciente de tudo isso, se quiser experimentar o Ubuntu 17.04 Zasty Zapus beta 1, as imagens ISO já podem ser baixadas acessando os links abaixo:

Kubuntu
Lubuntu
Ubuntu Budgie
Ubuntu GNOME
Ubuntu Kylin
Ubuntu Studio

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile