Oliver Ries, o VP de Engenharia da plataforma cliente do Ubuntu da Canonical, anunciou que Ubuntu 16.04 LTS permitirá instalar pacotes Snap junto com os tradicionais pacotes deb e assim poderá oferecer atualizações via pacotes Snap.
- Arch Linux adota a licença 0BSD para pacotes de fontes
- APK é o novo gerenciador de pacotes do OpenWrt
- Como instalar o gestor de pacotes Pip no Ubuntu, Debian e derivados
- Como instalar o Android SDK Manager no Linux via Snap
- Como remover pacotes quebrados com o Synaptic
- Como instalar o gerenciador de pacotes Node.js Yarn no Linux
- SparkyLinux 2024.11 lançado com os pacotes Debian atualizados
- Pacotes quebrados: veja como corrigir isso em sistemas baseados no Debian
- Como instalar e remover um grupo de pacotes no Arch Linux
A mudança vem como uma maneira de resolver a frustração de usuários e desenvolvedores, no que diz respeito à instalação de software mais recente, sem ter que se preocupar com o impacto disso sobre outros aplicativos ou o sistema.
O processo só é possível porque um pacote snap contém todas as suas dependências, por isso ele não pode interferir com outros pacotes (os pacotes deb).
Contudo, essa não é a única vantagem que o formato têm sobre os tradicionais pacotes deb. Pacotes snap são fáceis de construir, mais seguros (uma vez que são isolados do resto do sistema) e suporta alterações transitórias.
Além disso, pacotes snap podem funcionar no PC, no servidor, dispositivos móveis e nos chamados dispositivos LOT ( Internet of Things ou Internet das coisas).
Oliver Ries, afirmou que:
“Pacotes Snap permitem que os desenvolvedores possam levar versões mais recentes de aplicativos para o Ubuntu 16.04 LTS. Versões mais novas do KDE, GNOME, o navegador ou outras aplicações de ambiente de desktop geralmente deveriam ser fáceis de compilar e instalar em versões LTS anteriores, mas as complexidades de embalar e fornecer atualizações nos impediu de entregá-los no passado”
Ele também menciona que:
“os desenvolvedores de aplicativos pagos têm sido muitas vezes o mais frustrados por terem de gerenciar as dependências e a compatibilidade com várias bibliotecas, especialmente nas versões anteriores do Ubuntu. Por esta razão, estas aplicações serão migradas de debs para Snap até ao Outono de 2016”.
Quanto aos pacotes deb, o Ubuntu 16.04 LTS (e versões mais recentes) continuará a suportar o formato .deb e arquivos deb estará disponível para usar e distribuir software. A Canonical vai trabalhar com a comunidade de desenvolvedores para ajudar nessa transição nos próximos meses com as ferramentas, treinamento e documentação.
Para ler o anúncio na integra, acesse essa versão traduzida.
Via WebUpd8
O que está sendo falado no blog hoje
- Ubuntu 16.04 LTS poderá oferecer atualizações via pacotes Snap
- Conheça e baixe os papéis de parede padrão do Ubuntu 16.04
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.