UBports lançou o Ubuntu Touch OTA-4 para Ubuntu Phones

A comunidade UBports lançou o Ubuntu Touch OTA-4 para Ubuntu Phones, uma atualização baseada no Ubuntu 16.04 LTS para todos dispositivos Ubuntu Phone suportados. Confira os detalhes desse update.


Desenvolvido inicialmente pela Canonical, o Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux.
UBports lançou o Ubuntu Touch OTA-4 para Ubuntu Phones

Infelizmente, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Agora, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

UBports lançou o Ubuntu Touch OTA-4 para Ubuntu Phones

Depois de muitos meses de trabalho duro e um release candidate, a comunidade UBports anunciou o lançamento da atualização de software Ubuntu Touch OTA-4 para dispositivos com Ubuntu suportados.

O Ubuntu Touch OTA-4 é o primeiro lançamento a ser baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), o que significa que ele inclui componentes mais recentes e atualizados do que todos os lançamentos anteriores, que ainda eram baseados no antigo e obsoleto sistema operacional Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet).

Portanto, os usuários do Ubuntu Phone que têm um dispositivo suportado (veja abaixo para dispositivos suportados) agora rodarão um sistema operacional Ubuntu muito melhorado que executa tecnologias recentes, como o framework de aplicações Qt 5.9 (que possui suporte de longo prazo), que traz melhorias de desempenho e novas características.

No anúncio, o UBports disse o seguinte:

“Acreditamos que este é o ponto de partida “oficial” do projeto UBports. A partir do momento em que a Canonical abandonou o projeto até hoje, a comunidade vem jogando “catch up” em desenvolvimento, infraestrutura e construção de comunidades. Esta versão mostra que a Comunidade é solidamente fundamentada e capaz de entregar.”

O que há de novo no Ubuntu Touch OTA-4

Além de ser baseado no Ubuntu 16.04 LTS, o Ubuntu Touch OTA-4 inclui firmware atualizado para vários dispositivos suportados, novos recursos de economia de energia e um novo assistente de atualização para ajudar os usuários a configurar seus dispositivos para o Ubuntu 16.04.

A atualização também traz uma nova opção para permitir que os usuários definam manualmente a opacidade do plano de fundo do Dash, bem como uma nova opção para permitir que os usuários solicitem a versão para desktop de um site.

O Ubuntu Touch OTA-4 também adiciona novos layouts de teclado para búlgaro, turco e suíço-francês, uma nova página inicial de mecanismo de busca e numeração de lançamento consistente em todos os dispositivos para todos os canais do Ubuntu Touch.

Para desenvolvedores, ele adiciona suporte para Qt Quick Controls 2 (QQC2), suporte QtWebEngine, novos scripts QA (Quality Assurance) e suporte PyOtherSide (ligações QML Python).

Mais de 128 bugs foram corrigidos nesta versão, o que melhora o Wi-Fi e remove os escopos pré-instalados que não são mais mantidos.

Além disso, o Ubuntu Touch OTA-4 implementa um recurso experimental que promete facilitar a instalação de aplicativos de desktop, especificamente pacotes .deb, através do novo Libertine Container Manager em Configurações do Sistema (System Settings).

Como instalar o Ubuntu Touch OTA-4

O Ubuntu Touch OTA-4 já está disponível para instalação em dispositivos suportados oficialmente, incluindo o Fairphone 2, o Nexus 4, o Nexus 5, o OnePlus One, o Meizu MX 4, o Meizu PRO 5, o BQ Aquaris E4.5, o BQ Aquaris E5 e o BQ Aquaris M10 HD e BQ Aquaris M10 FHD.

Essa atualização também pode funcionar no Moto G (2014) D, mas é mantido por um membro da comunidade do UBports.

Para instalar o Ubuntu Touch OTA-4 em seus dispositivos suportados executando uma versão anterior do OTA, como OTA-3, você terá que baixar o instalador do UBports, escolher o canal “16.04/stable” e desmarcar a opção “Wipe”.

Infelizmente, os dispositivos OTA-3 não serão atualizados automaticamente para OTA-4 devido a alguns problemas conhecidos que serão resolvidos em futuros OTAs.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile