E foi lançado o Tux Paint 0.9.27 com novas maneiras de desenhar, e atualizações. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Tux Paint é voltado para crianças de 3 a 12 anos e foi inicialmente criado para funcionar no sistema operacional GNU/Linux, já que não existiam aplicativos de desenho semelhantes para crianças naquela época.
Ele é escrito na linguagem de programação C e usa várias bibliotecas auxiliares gratuitas.
O Tux Paint se destaca de outros programas de edição gráfica (como GIMP ou Photoshop) por ter sido projetado para ser utilizado por crianças a partir dos três anos de idade.
A interface do usuário é intuitiva e usa ícones, comentários audíveis e sugestões de texto para explicar como o programa funciona. Além disso, os efeitos sonoros e o mascote (Tux, do Linux) visam envolver as crianças.
A interface de usuário do Tux Paint é dividida em cinco painéis:
- Barra de ferramentas, incluindo algumas ferramentas básicas como pintar ou desenhar linhas, bem como controles como desfazer, salvar, sair ou imprimir.
- Canvas, o espaço para desenhar e editar imagens.
- Paleta de cores, com 17 cores predefinidas mais a opção de escolher uma personalizada.
- Seletor, fornecendo vários objetos selecionáveis (por exemplo, pincéis, tipografia ou subferramentas, dependendo da ferramenta atual).
- Área de informações com instruções e sugestões.
Agora, há poucos dias foi anunciado o lançamento da nova versão do Tux Paint 0.9.27,
Novidades do Tux Paint 0.9.27
O Tux Paint 0.9.27 está aqui quase quatro meses após a versão anterior, Tux Paint 0.9.26, e apresenta novas maneiras de desenhar para o popular programa de desenho infantil.
Isso inclui nada menos que seis novas ferramentas Magic, como Painéis para reduzir e duplicar desenhos em uma grade de 2 por 2, como as usadas para quadrinhos de quatro painéis.
Outras novas ferramentas Magic incluídas neste lançamento são Opposite para produzir cores complementares, Lightning para desenho interativo de um relâmpago, Reflection para criar reflexos de lago no desenho, Stretch para esticar e esmagar imagens e Smooth Rainbow como uma variação mais gradual de a ferramenta clássica do arco-íris.
Além dessas novas ferramentas Magic, o Tux Paint 0.9.27 atualiza as ferramentas Paint e Line com suporte para pincéis que giram com base no ângulo do traço, bem como a ferramenta Fill, que agora oferece um modo de pintura à mão livre para colorir interativamente dentro de uma área confinada.
Mas espere, tem mais. Esta versão também melhora as ferramentas Blocks, Cartoon, Chalk, Emboss e Halftone Magic com a capacidade de alterar a imagem inteira de uma vez, atualiza a ferramenta TV Magic para quebrar pixels em componentes vermelho/verde/azul e agrupa todas as ferramentas Magic em seções de efeitos semelhantes para tornar mais fácil para as crianças encontrarem a ferramenta de que precisam.
Outra novidade no Tux Paint 0.9.27 é um pincel de “traço rotativo”, a capacidade de exibir o ângulo de rotação nas instruções na parte inferior da tela ao desenhar linhas ou girar uma forma, bem como suporte para mais ferramentas mágicas para atualize sua barra de progresso ao fazer muito trabalho e para reproduzir seus efeitos sonoros ao aplicar efeitos no modo de tela inteira.
A documentação do usuário do Tux Paint também foi atualizada nesta versão, e o programa Tux Paint Config foi atualizado para melhor suportar monitores maiores de alta resolução.
Por fim, para saber mais sobre essa versão do Tux Paint, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para aqueles que estão interessados em poder instalar este aplicativo em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.
Em geral, para Ubuntu e derivados, o aplicativo está dentro dos repositórios oficiais de sua distribuição, mas não na versão mais recente.
É por isso que aqueles que desejam instalar a versão mais recente a partir dos repositórios de sua distribuição devem esperar que ela esteja disponível.
Agora, para quem deseja instalar a nova versão de forma simples e sem ter que recorrer à compilação do código-fonte, pode fazê-lo com a ajuda de pacotes Flatpak.
Dito isso, para instalar a versão mais recente do Tux Paint nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de desenho Tux Paint no Linux via Flatpak