A equipe de desenvolvimento do TDE anunciou o lançamento do Trinity R14.0.10 com correções de bugs e mais. Confira as novidades e atualize.
O TDE (Trinity Desktop Environment) é um ambiente de desktop de software completo projetado para sistemas operacionais semelhantes ao Unix, destinado a usuários de computador que preferem um modelo tradicional de desktop e é um software aberto/livre. Ele é um fork do KDE que oferece um ambiente de desktop para sistemas operacionais Unix-like.
Esse desktop começou como uma continuação do K Desktop Environment (KDE) versão 3. O nome Trinity foi escolhido em parte porque a palavra significa ‘três’ e o TDE é uma continuação do KDE 3.
TDE agora tem o seu próprio projeto de ambiente desktop do computador. O projeto TDE foi fundado por Timothy Pearson e ainda é liderado por ele.
Timothy é um desenvolvedor de software experiente e qualificado, pois foi o coordenador do KDE 3.x e de versões anteriores do Kubuntu.
Isso aconteceu porque o KDE 3.5 foi ótimo, mas depois de algumas modificações por desenvolvedores que não agradaram os fãs do KDE, o TDE surgiu para preservar o KDE 3.5.
O ambiente Trinity Desktop é voltado para as pessoas que realmente gostam de como as coisas eram no passado. Então, se você é um fã do KDE 3.5 e não gosta das novas versões do ambiente, ele é para você.
Então, para aqueles que não estão familiarizados com o Trinity Desktop, você deve saber que este ambiente de desktop apresenta suas próprias ferramentas para gerenciar parâmetros de tela, uma camada baseada em udev para trabalhar com equipes, uma nova interface para configurar equipes, uma transição para o gerenciador composto de Compton. TDE (um fork do Compton com extensões TDE), um configurador de rede aprimorado e mecanismos de autenticação de usuário.
O ambiente Trinity pode ser instalado e usado ao mesmo tempo que as versões mais atuais do KDE, incluindo a capacidade de usar aplicativos KDE já instalados no sistema no Trinity. Existem também ferramentas para a correta visualização da interface dos programas GTK sem quebrar o estilo de design uniforme.
Agora, a nova versão do ambiente de desktop Trinity R14.0.10 foi lançada, continuando o desenvolvimento da base de código KDE 3.5.x e Qt 3.
Novidades do Trinity Desktop R14.0.10
Trinity apresenta suas próprias ferramentas para gerenciar parâmetros de exibição, uma camada baseada em udev para trabalhar com equipamentos, uma nova interface para configurar equipamentos, uma transição para o gerenciador composto Compton-TDE (um fork do Compton com extensões TDE), um configurador de rede aprimorado e mecanismos de autenticação do usuário.
O ambiente Trinity pode ser instalado e usado ao mesmo tempo que as versões mais atuais do KDE, incluindo a capacidade de usar aplicativos KDE já instalados no sistema no Trinity. Existem também ferramentas para a correta visualização da interface dos programas GTK sem quebrar o estilo de design uniforme.
A nova versão do Trinity R14.0.10 introduz mudanças, principalmente relacionadas à eliminação de erros e trabalho para melhorar a estabilidade do código base, uma vez que a tradução de componentes para o sistema de compilação CMake continua e o suporte a automake foi removido para alguns pacotes.
Além disso, esta versão continua a oferecer suporte para FreeBSD, embora ainda seja parcial devido a alguns dos novos problemas que surgiram com as versões mais recentes do FreeBSD. Sobre isso, a equipe do TDE menciona que eles fazem o possível para melhorar o suporte ao FreeBSD, mas o progresso provavelmente será lento.
A composição inclui novos aplicativos: pacote antivírus KlamAV (add-on no ClamAV), interface de tela cheia para alternar entre tarefas/desktops virtuais Komposé, jogo TDEFifteen (quebra-cabeças «tags»).
Entre as melhorias adicionadas que podemos encontrar nesta nova versão estão:
- Uma nova caixa de diálogo pinentry-tqt é usada para inserir senhas e PINs para GnuPG.
- Adicionado suporte para sistemas RISC-V de 32 e 64 bits.
- A implementação do teclado virtual (kvkbd) foi significativamente aprimorada.
- Adicionada a capacidade de ajustar recuos entre os ícones na área de trabalho.
- Adicionado suporte para Ubuntu 21.04, Mageia 8, Fedora 33 e FreeBSD 13.
- Adicionada configuração para exibir a página de rosto em KPDF quando visualizada no modo de duas páginas.
- A capacidade de ajustar o brilho em etapas de 1% foi implementada.
- Suporte aprimorado a Unicode.
- O trabalho do widget para mostrar a previsão do tempo foi melhorado.
- Protetores de tela adicionais foram adicionados para o protetor de tela.
- O trabalho continuou para melhorar a interface do usuário.
- O suporte inicial é fornecido para compilações repetíveis.
Para saber mais sobre essa versão do Trinity Desktop, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Trinity Desktop em algumas das principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados
Para o restante das distribuições Linux, você pode seguir as instruções que são compartilhadas no site oficial do ambiente.