TouchPadEmulator, um app de mouse virtual para telefones com Linux

Conheçao TouchPadEmulator, um app de mouse virtual para telefones com Linux que torna os aplicativos de desktop mais fáceis de usar.

Os telefones Linux são basicamente computadores Linux pequenos e de baixo consumo com telas sensíveis ao toque e modems. Embora a maioria das distribuições móveis do Linux projetadas para telefones apresentem interfaces de usuário e aplicativos amigáveis ​​ao toque, você também pode executar aplicativos de desktop em um telefone Linux.

Mas você pode ter problemas para usar um software que obviamente não foi projetado para telas pequenas, porque pode ser difícil navegar em aplicativos projetados para entrada de teclado e mouse quando você está usando a ponta do dedo.

Diante disso, o desenvolvedor CalcProgrammer1 estava procurando uma maneira de usar a tela sensível ao toque em um telefone Linux para emular um mouse ou touchpad. E quando ele não encontrou, ele decidiu construir e fez o TouchPadEmulator.

TouchPadEmulator, um app de mouse virtual para telefones com Linux

TouchPadEmulator, um app de mouse virtual para telefones com Linux

O TouchPadEmulator e há uma versão de prova de conceito disponível no GitLab.

Veja como funciona o TouchpadEmulator:

  • Aperte a tecla de aumentar o volume para acionar o modo mouse.
  • Agora você pode mover um cursor na tela arrastando o dedo pela tela. Isso o ajudará a atingir pequenos ícones, menus ou outros alvos. Também possibilita a interação com menus suspensos e/ou itens que respondem a um cursor flutuante que, de outra forma, seria difícil de usar em um dispositivo somente de toque.
  • Você pode tocar na tela para emular ações de clique, usar um toque de 2 dedos para clicar com o botão direito, deslizar com 2 dedos para rolar ou tocar e segurar para arrastar janelas ou outros itens.
  • Volte para o modo de tela sensível ao toque pressionando a tecla para diminuir o volume quando quiser usar o teclado na tela ou outra navegação baseada em toque.
  • Feche o TouchpadEmulator pressionando qualquer tecla de volume por 2-3 segundos.

Embora a rotação automática da tela ainda não seja suportada, o desenvolvedor observa que se você girar a tela para o modo retrato, também poderá pressionar a tecla de aumentar o volume novamente para alterar a orientação.

E você pode continuar pressionando para alternar entre as diferentes orientações da tela até voltar ao início.

No momento, o software está funcional, mas funciona apenas no PinePhone e não possui suporte para rotações automáticas de tela.

Ainda assim, é o tipo de projeto que poderia tornar muito mais fácil executar aplicativos de desktop em telefones Linux sem a necessidade de conectar um teclado, mouse ou monitor externo, e eu não ficaria surpreso em ver o software ou algo semelhante feito em distribuições Linux móveis e/ou transferidos para outros dispositivos como o smartphone Librem 5.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile