Tor Browser 9.5 lançado com várias melhorias e correções importantes

E foi lançado o Tor Browser 9.5 com várias melhorias e correções importantes. Confiras as novidades e veja como instalar no Linux.

O navegador Tor se concentra em garantir o anonimato, a segurança e a privacidade, todo o tráfego é redirecionado apenas através da rede Tor.

É impossível acessar diretamente através da conexão de rede regular do sistema atual, o que não permite é rastrear o IP real do usuário.

Para fornecer proteção adicional, o pacote inclui o plug-in HTTPS Everywhere, que permite a criptografia do tráfego em todos os sites sempre que possível.

Para reduzir a ameaça de ataques usando JavaScript e bloquear plug-ins por padrão, o plug-in NoScript está incluído.

Agora, após seis meses de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento de uma nova versão importante do popular navegador especializado para navegação anônima “Tor Browser 9.5”, continuando o desenvolvimento de funcionalidades baseadas no ramo ESR do Firefox 68.

Novidades do Tor Browser 9.5

Tor Browser 9.5 lançado com várias melhorias e correções importantes

Entre as principais inovações que se destacam nesta nova versão, podemos constatar que foi implementado um indicador da disponibilidade de uma versão do site que funciona na forma de um serviço oculto, que é mostrado na barra de endereços quando um site normal.

Quando você abre o site pela primeira vez, também acessível através do endereço da cebola, uma caixa de diálogo aparece com uma proposta para continuar alternando automaticamente para o site onion quando você abre o site.

O proprietário do site transmite as informações de acessibilidade através do endereço .onion usando o cabeçalho HTTP Alt-Svc.

Os proprietários de serviços ocultos que desejam restringir o acesso a seus recursos agora podem definir um conjunto de chaves para controle de acesso e autenticação.

O usuário pode salvar a senha transferida em seu sistema e usar a interface de autenticação de serviços Onion em “about:preferences#privacy” para gerenciar as chaves.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do Tor 9.5, são os indicadores de segurança estendidos na barra de endereços, uma vez que foi feita uma transição de indicação de uma conexão segura para indicação de um problema de segurança.

As conexões onion seguras não são mais destacadas e marcadas com um ícone cinza normal.

Se um nível insuficiente de proteção da conexão for detectado ao acessar o serviço, o indicador de conexão será riscado com uma linha vermelha.

Se uma página de carregamento de recurso misto for detectada na página, um aviso adicional será exibido na forma de um ícone com um ponto de exclamação.

Por outro lado, poderemos encontrar as opções separadas para as páginas mostradas ao conectar-se aos serviços com falha (as páginas de erro padrão do Firefox eram mostradas anteriormente, as mesmas dos sites).

As novas páginas incluem informações adicionais para diagnosticar os motivos de impossibilidade de conexão com um serviço oculto, permitindo avaliar problemas no endereço, serviço, cliente ou infraestrutura de rede.

Para maior acesso visual aos sites .onion, foi fornecida uma possibilidade experimental de vincular nomes simbólicos, que resolve os problemas de lembrar e procurar endereços.

Para simplificar o acesso, juntamente com as organizações FPF (Fundação da Liberdade de Imprensa) e EFF (Electronic Frontier Foundation), foi implementado um catálogo de nomes de protótipos baseados no plug-in HTTPS Everywhere.

Atualmente, nomes simbólicos foram propostos para os serviços SecureDrop onion para teste: theintercept.securedrop.tor.onion e lucyparsonslabs.securedrop.tor.onion.

Das outras mudanças:

  • As versões atualizadas dos componentes de terceiros são destacadas, incluindo NoScript 11.0.26, Firefox 68.9.0esr, HTTPS-Everywhere 2020.5.20, NoScript 11.0.26, Tor Launcher 0.2.21.8 e Tor 0.4.3.5.
  • A versão Android fornece um aviso sobre possíveis trabalhos sem passar pelo proxy ao abrir aplicativos externos.
  • Problemas resolvidos usando obfs4.

Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Tor Browser 9.5

Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Snap
Como instalar o Tor Browser Launcher no Ubuntu e derivados
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o incrível cliente Tor no Linux via Snap
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão

O que está sendo falado no blog

Post Views: 287

Deixe um comentário

Sair da versão mobile