Conheça o TinyNES, um console de jogo compacto que reproduz cartuchos NES usando os mesmos chips do original, ou seja, nada de emulação.
Não faltam maneiras de jogar jogos clássicos da Nintendo hoje em dia, mas a maioria delas depende da emulação e/ou do download ilegal de ROMS de jogos da Internet.
O TinyNES tem uma abordagem diferente. É um micro-console totalmente novo que tem os mesmos processadores do Nintendo Entertainment System original, o que significa que tem suporte nativo para os cartuchos de jogo originais, apesar do próprio console ser do tamanho de um cartucho.
TinyNES, um console de jogo compacto que reproduz cartuchos NES usando os mesmos chips do original
O TinyNES foi colocado em pré-venda por meio de uma campanha de crowdfunding Crowd Supply em dezembro, e o desenvolvedor espera começar a enviar o micro-console para patrocinadores antes do final de maio.
Como o novo sistema tem a mesma CPU Ricoh RP2A03 e unidade de processamento de imagem Ricoh RP2C02 do NES, você não deve ter problemas de compatibilidade ao jogar jogos NES no TinyNES. O novo dispositivo também não está bloqueado por região.
Como o NES original, ele tem duas portas para controladores de jogo na parte traseira, portas de áudio e vídeo RCA analógicas, um botão liga/desliga, entrada de energia e um botão de reset. E é só isso.
Não há suporte para upscaling, saída HDMI, conectividade com a Internet ou quaisquer outros recursos modernos. Se você deseja usar o TinyNES com uma TV moderna, isso significa que provavelmente você precisará de algum tipo de adaptador de vídeo.
Se você está se perguntando por que gastaria US$ 199 em um novo console com as mesmas limitações do original, em vez de procurar um NES usado no eBay, o TinyNES tem algumas coisas a seu favor.
Primeiro, é muito menor do que um NES, com apenas 138,5 x 130 x 32,5 mm (5,45″ x 5,12″ x 1,28″) em comparação com 256 x 203,2 x 88,9 mm (10,08″ x 8″ x 3,5″) para o original. A propósito, um cartucho Nintendo mede 133 x 120 x 20 mm (5,25″ x 4,75″ x 0,75″).
Em segundo lugar, o TinyNES usa menos energia do que o original.
E terceiro, o hardware é totalmente de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode acessar os arquivos de design para inspecionar, modificar ou fazer sua própria versão do console ou até mesmo produzir e vender seu próprio sistema derivado, desde que mantenha o licenciamento de código aberto .
O desenvolvedor obteve um fornecimento limitado dos chips Ricoh RP2A03 e RP2C02, que não são mais fabricados.
Mas a placa-mãe do TinyNES foi projetada de forma que os chips possam ser encaixados em soquetes sem nenhuma solda, o que possibilita o upgrade da placa ou a substituição do processador.
E se US$ 199 é um preço alto demais para você, há uma opção um pouco mais barata: um número limitado de sistemas TinyNES usará CPU UMC UA6527 e chips UA6528 PPU em vez dos chips Ricoh originais.
Estes são basicamente clones dos chips originais com funcionalidade quase idêntica e se houver demanda suficiente para o TinyNES para o desenvolvedor continuar a fabricar unidades após o fornecimento de chips Ricoh ter se esgotado, os modelos futuros provavelmente só estarão disponíveis com esses chips.
Você pode encontrar mais informações e/ou reservar um TinyNES no Crowd Supply.