Segundo informações do site AnandTech, o Thunderbolt 5 poderá suportar velocidades de transferência de 80 Gbps. Confira os detalhes dessa possibilidade.
Os computadores com a funcionalidade Thunderbolt 4 começaram a ser vendidos no ano passado, mas parece que a Intel já está planejando o Thunderbolt 5.
E parece que o padrão da próxima geração pode suportar velocidades de dados de até 80 Gbps, mantendo o mesmo conector USB-C. Isso tornaria Thunderbolt 5 duas vezes mais rápido que Thunderbolt 4.
Thunderbolt 5 poderá suportar velocidades de transferência de 80 Gbps
Sim. O Thunderbolt 5 poderá suportar velocidades de transferência de 80 Gbps. Mas não está claro se ou quando estará pronto para lançamento, uma vez que todas as informações que temos vêm de uma foto que um executivo da Intel parece ter postado no Twitter acidentalmente.
Conforme observado pela AnandTech, o vice-presidente da Intel, Gregory Bryant, recentemente visitou as instalações da empresa em Israel e postou quatro imagens de sua turnê no Twitter… mas a postagem foi rapidamente excluída e substituída por uma nova com apenas três fotos.
O que há na imagem agora removida? Um sinal que descreve a “Tecnologia 80 G PHY” que suportaria dados de 80 Gbps transportados por um conector USB-C.
A AnandTech aponta que um dos bits de dados mais interessantes no sinal aponta o uso da “nova tecnologia de modulação PAM-3”, que seria uma forma inteiramente nova de codificar dados, permitindo que o Thunderbolt 5 oferecesse o dobro da capacidade.
Confira o artigo da AnandTech para uma explicação mais detalhada do que há de tão novo nessa tecnologia.
Não há outras informações sobre o que esperar do Thunderbolt 5 ainda, mas as chances são de que ele suportará muitos dos mesmos recursos disponíveis no Thunderbolt 4 e USB4 hoje, incluindo suporte para saída de vídeo por um cabo USB, suporte para fornecer energia suficiente para carregue um laptop e suporte para docking stations e outros acessórios que permitem conectar vários acessórios (como uma placa gráfica externa, dispositivo de armazenamento e monitor) usando uma única porta USB-C em seu computador.
Day 1 with the @intel Israel team in the books. Great views…incredible opp to see @GetThunderbolt innovation …a validation lab tour and time with the team…can’t wait to see what tomorrow brings! pic.twitter.com/GKOddA6TNi
— Gregory M Bryant (@gregorymbryant) August 1, 2021