Thunderbird incluirá suporte nativo ao OpenGPG para substituir o plug-in Enigmail

Em uma futura versão, o Thunderbird incluirá suporte nativo ao OpenGPG para substituir o plug-in Enigmail. Confira os detalhes dessa mudança.

Embora não seja mais desenvolvido diretamente pela Mozilla, o Thunderbird continua a evoluir como um aplicativo para continuar sendo uma referência em seu setor.

Thunderbird incluirá suporte nativo ao OpenGPG para substituir o plug-in Enigmail

Esse cliente de email tem milhões de usuários, muitos dos quais o utilizam como uma alternativa de código aberto ao Outlook, embora também se destaque por sua facilidade de configuração.

Thunderbird incluirá suporte nativo ao OpenGPG

O Thunderbird 78, que será publicado no verão de 2020, parece incluir melhorias significativas em termos de privacidade, pois está planejado incluir funcionalidades para criptografia de email e assinaturas digitais usando o padrão OpenPGP, substituindo o plug-in Enigmail que ele será suportado até o final do ciclo Thunderbird 68, no outono de 2020.

Por outro lado, o cliente de email ofereceu suporte S/MIME por muitos anos, que será mantido no futuro.

A extensão Enigmail é responsável por possibilitar o uso de software GnuPG externo para mensagens criptografadas com o OpenPGP.

No entanto, como os tipos de extensões suportadas serão alterados no Thunderbird 78, a versão 68 do cliente de email será a última a ser capaz de executar o Enigmail.

Para facilitar a transição do Enigmail, o Thunderbird 78 oferecerá assistência na migração das chaves e configurações, se houver.

No entanto, é importante ter em mente que a criptografia de email não será ativada automaticamente, embora o aplicativo mostre a disponibilidade desse recurso.

No nível do recurso, o usuário será incentivado a confirmar a propriedade das chaves usadas pelos receptores, notificar os usuários se as chaves do receptor mudarem inesperadamente e, em caso de qualquer problema, oferecer assistência na resolução da situação.

Além desses avanços, os desenvolvedores ainda não decidiram se o Thunderbird 78 suportará as confirmações indiretas de propriedade de chave usadas no modelo Web of Trust (WoT) e até que ponto, mas será possível compartilhar as confirmações de propriedade chave feitas pelo usuário (assinaturas de chave) e a interação com os servidores de chave OpenPGP.

A privacidade é possivelmente o principal ativo que a Mozilla está explorando em sua rivalidade com o Chrome e, embora o desenvolvimento do Thunderbird não seja mais o seu negócio, o aprimoramento do cliente de email nessa faceta pode ajudar a reforçar a marca da fundação nessa frente.

Como instalar ou atualizar o Thunderbird

Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 273

Deixe um comentário

Sair da versão mobile