E foi lançado o Thunderbird 102 beta com um cliente Matrix embutido, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Há alguns dias, foi anunciado o lançamento beta de um novo ramo importante do cliente de e-mail Thunderbird 102, baseado na base de código da versão ESR do Firefox 102.
Novidades do Thunderbird 102 beta
No Thunderbird 102 beta destaca-se o built-in cliente para o sistema de comunicação descentralizado Matrix.
A implementação suporta recursos avançados, como criptografia de ponta a ponta, envio de convites, carregamento lento de participantes e edição de mensagens enviadas.
Outro destaque do Thunderbird 102 beta é que um novo assistente de importação e exportação foi adicionado que suporta a transferência de mensagens, configurações, filtros, catálogo de endereços e contas de várias configurações, incluindo migração do Outlook e SeaMonkey.
Além disso, também destaca que foi adicionada a capacidade de inserir miniaturas para visualizar o conteúdo dos links nos e-mails. Ao adicionar um link ao escrever um email, você será solicitado a adicionar uma miniatura do conteúdo associado para que o destinatário veja.
Em vez do Assistente para adicionar nova conta, na primeira vez que você o inicia o Thunderbird 102 beta, uma tela de resumo é exibida com uma lista de possíveis ações iniciais, como configurar uma conta existente, importar um perfil, criar um novo e-mail, configurar um calendário, chat e serviço de notícias.
Por outro lado, destaca-se também que se propõe uma nova implementação do livro de endereços com suporte a vCard e que foi adicionada uma barra lateral de espaços com botões para alternar rapidamente entre os modos do programa (e-mail, livro de endereços, calendário, etc. ). chat, plugins).
Além disso, melhorou o manuseio de arrastar e soltar URLs anexados na janela de composição e corrigiu um bug em que as cores do tema Linux GTK não eram usadas quando o tema do sistema Thunderbird estava ativo.
Foram feitos vários estilos de interface do usuário e correções de temas: Profile Manager, Contact Edit Panel, Plugin Permissions Panel, Event Summary
Dos outros bugs corrigidos nesta nova versão:
- Alterado o layout dos cabeçalhos de e-mail.
- As listas suspensas para preenchimento automático e campos selecionados não estavam sendo exibidas em formulários de login baseados em navegador
- Não foi possível configurar várias contas SMTP usando o mesmo servidor
- As alterações na assinatura da pasta IMAP em servidores usando a autenticação OAuth2 não foram refletidas no painel de pastas até que o Thunderbird fosse reiniciado
- Esvaziar a lixeira ao sair não funcionou com contas IMAP usando autenticação OAuth2
- As alterações no nome de host do servidor IMAP não foram refletidas na caixa de diálogo Propriedades da pasta
- Os tipos de conta fornecidos por um plug-in não estavam disponíveis Configuração de conta com um novo perfil
- Os plug-ins são atualizados automaticamente quando o Thunderbird é atualizado, mesmo que as atualizações de plug-ins estejam desativadas
- Os ícones “Chat” e “Plugins and Themes” não estavam sendo exibidos na caixa de diálogo Personalizada na barra de ferramentas
- Os ícones da sala de bate-papo não estavam sendo exibidos nas notificações
- As mensagens de matriz com ação de regra push “notificar” não foram marcadas como com estrela
- Aceitar uma exceção de recorrência para um evento de evento aceito associado ao evento recorrente original em vez da exceção
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Vale ressaltar também que o lançamento da versão estável está previsto para 28 de junho.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird
Para aqueles que estão interessados em instalar esta nova versão, saibam que ela está disponível apenas como download direto e nenhuma atualização automática de versões anteriores é fornecida.
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados