Se você está na dúvida sobra qual sistema irá usar, teste 15 sistemas diferentes no PinePhone com a imagem multi-distro da Megi, e decida-se.
Testar diferentes sistemas operacionais no PinePhone é tão simples quanto flashear uma imagem de disco inicializável em um cartão microSD, inseri-lo no telefone e ligá-lo e as instruções para instalar um sistema operacional no armazenamento integrado são quase tão simples.
Não tem certeza de qual sistema operacional deseja instalar? É aí que uma ferramenta como a imagem de demonstração multi-distro da Megi pode ser útil.
Teste 15 sistemas diferentes no PinePhone com a imagem multi-distro da Megi
Em vez de atualizar um único sistema operacional para um cartão microSD, esta imagem permite que você atualize um monte e escolha qual deseja executar ao inicializar o telefone.
A última versão foi lançada há poucos dias e contém 15 sistemas operacionais diferentes, incluindo Arch, Fedora, Mobian, Sailfish, Ubuntu Touch e várias versões diferentes de postmareketOS e Manjaro com diferentes interfaces de usuário.
A imagem inteira ocupa cerca de 6,5 GB de espaço em disco para download, por isso deve caber facilmente em um cartão microSD de 8 GB ou maior – embora você possa querer um cartão maior se planeja instalar aplicativos, atualizar qualquer um dos sistemas operacionais ou fazer mais do que fuçar em qualquer uma das distros Linux incluídas.
Observe que a imagem também é compactada usando zstd, e alguns utilitários de flashing de imagem, como balenaEtcher e Rufus, não oferecem suporte a esse algoritmo de compactação, portanto, dependendo das ferramentas que você está usando, pode ser necessário extrair o arquivo antes de piscar, nesse caso ele ocupa cerca de 10 GB de espaço em disco.
Embora você possa teoricamente usar a ferramenta da Megi para executar a distribuição Linux de sua escolha indefinidamente, a imagem de inicialização múltipla é realmente projetada para pessoas que desejam uma maneira rápida de demonstrar um monte de sistemas operacionais diferentes sem ter que instalá-los e atualizá-los individualmente.
Isso porque Megi modifica as imagens de inicialização para que todas usem o mesmo kernel, gerenciador de inicialização e driver de modem, entre outras coisas.
Você pode não obter nesta imagem todos os mesmos recursos que obteria se baixasse e instalasse versões autônomas de cada sistema operacional. E você pode ter problemas se tentar instalar atualizações para os sistemas operacionais pré-instalados nesta imagem.
Dei uma olhada em uma versão anterior da imagem de demonstração multi-distro da Megi no final do ano passado, mas embora a ideia por trás da nova versão seja a mesma, o software é cerca de 7 a 8 meses mais recente.
Os desenvolvedores de distribuições Linux amigáveis ao PinePhone fizeram muitas melhorias naquele tempo, com grandes atualizações afetando as interfaces do usuário, consumo de energia, funcionalidade da câmera e muito mais.
A imagem multi-distro da Megi em 2 de junho de 2021 é a primeira atualização do ano e traz versões atualizadas de sistemas operacionais, incluindo:
- Arch Linux ARM 2021-06-02
- Arch Linux ARM/dreemurrs 20210522
- Fedora 0.5.0
- Segunda-feira OS 2021-05-29
- Maemo Leste 20210530
- Manjaro/Phosh beta10
- Manjaro/Plasma 20210602
- Mobian 20210602
- posmarketOS/Plasma Desktop 2021-06-02
- posmarketOS/GNOME 2021-06-02
- posmarketOS/Plasma Mobile v21.03-20210529
- posmarketOS/Phosh v21.03-20210529
- Sailfish 1.1-4.0.1.48 20210601
- posmarketOS/sxmo edge-20210526-0123
- Ubuntu Touch 2021-05-27
A imagem de Megi usa seu bootloader p-boot que carrega quase imediatamente quando você pressiona o botão liga/desliga para ligar o PinePhone, e que permite que você escolha entre diferentes sistemas operacionais usando as teclas de aumentar e diminuir o volume para navegar e o botão liga/desliga para selecionar .
A imagem também inclui um atalho que permitirá que você inicialize a partir do armazenamento eMMC integrado do seu telefone sem primeiro remover o cartão microSD, e outro que permite executar o JumpDrive, um utilitário que permite conectar o telefone a um computador e tratar o eMMC como se fosse uma unidade removível. Isso fornece uma maneira rápida e fácil de transferir o software para o armazenamento embutido.
Você pode encontrar mais detalhes sobre o trabalho de desenvolvimento do PinePhone da Megi em seu blog, e encontrar mais informações sobre o utilitário multi-boot, bem como links para download em sua página da web de imagens de demonstração multi-distro da PinePhone.
Você pode fazer o flash da imagem em um cartão microSD ou no armazenamento eMMC da PinePhone da mesma forma que faria com qualquer outra imagem de disco.
Todas as imagens apresentadas neste artigo mostram a compilação de 2 de junho da imagem multi-distro, mas você também pode ver como tudo funciona dando uma olhada no meu vídeo de novembro de 2020: