Tails 5.1 lançado com melhorias no Tor Connection Assistant e Tor 0.4.7.7

E foi lançado o Tails 5.1 com melhorias no Tor Connection Assistant e Tor 0.4.7.7, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 5.

Novidades do Tails 5.1

Tails 5.1 lançado com melhorias no Tor Connection Assistant e Tor 0.4.7.7

Após um atraso de cinco dias devido ao lançamento posterior do Tor Browser, o Tails 5.1 inclui correções para a vulnerabilidade de segurança divulgada recentemente no mecanismo JavaScript do navegador Mozilla Firefox, no qual o Tor Browser é baseado.

O Tor Browser 11.0.14 está incluído por padrão nesta versão para toda a sua navegação anônima, juntamente com a versão mais recente do Tor 0.4.7.7 do software livre e de código aberto para permitir comunicação anônima dentro do Tails.

O Tails 5.1 também vem com um assistente Tor Connection muito aprimorado, que agora corrige automaticamente o relógio do computador quando você seleciona se conectar ao Tor automaticamente, tornando mais fácil para os usuários na Ásia contornar a censura.

Como tal, o fuso horário fixo agora é exibido na navegação superior.

“O Tails aprende a hora atual conectando-se ao serviço de detecção de portal cativo do Fedora, que é usado pela maioria das distribuições Linux. Essa conexão não passa pela rede Tor e é uma exceção à nossa política de apenas fazer conexões com a Internet pela rede Tor”

Além disso, a última tela do assistente Tor Connection foi atualizada para informar explicitamente aos usuários se eles estão conectados usando pontes Tor ou não.

Falando sobre as pontes Tor, o Tails 5.1 remove a seleção automática da opção “Configurar uma ponte” ao reverter para ocultar que você está se conectando à rede Tor e exibe as mesmas instruções nas duas telas onde você deve configurar uma ponte Tor .

O recurso Navegador inseguro também foi aprimorado e agora mostra aos usuários uma nova página inicial quando eles não estão conectados à rede Tor, torna mais fácil para os usuários entenderem como entrar na rede usando um portal cativo e mostra um diálogo de confirmação antes de reiniciar o Tails se o navegador não seguro não estiver habilitado na tela de boas-vindas para evitar perder seu trabalho.

Entre outras mudanças, o Tails 5.1 vem com o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 91.9, associa arquivos OpenPGP ao gerenciador de certificados Kleopatra e uma GUI de criptografia universal no navegador de arquivos Arquivos (Nautilus), adiciona o Kleopatra à lista de aplicativos Favoritos no menu de aplicativos, corrige compartilhamento de arquivos usando o aplicativo OnionShare do Nautilus e desabilita alguns provedores de pesquisa na Visão geral de atividades do GNOME.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 5.1

Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile