E foi lançado o Tails 4.25 com nova ferramenta de backup para armazenamento persistente, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.25.
Novidades do Tails 4.25
Tails 4.25 chegou para apresentar um utilitário de backup simples e totalmente novo para ajudar os usuários a fazer backup de seu armazenamento persistente de uma unidade flash USB onde executam o Tails para outro stick USB Tails.
Contribuído por David A. Wheeler, a nova ferramenta de backup oferece uma interface gráfica e automatiza o processo descrito na documentação oficial do Tails sobre como fazer um backup do seu armazenamento persistente através da linha de comando.
Você pode encontrá-lo em Ferramentas do sistema> Fazer backup do armazenamento persistente.
Sobre a ferramenta, o anúncio de lançamento diz que :
“É muito básico e ainda queremos fazer algo melhor, mas não queríamos esperar mais porque sabemos que os backups são um grande problema para nossos usuários.”
Além disso, a versão Tails 4.25 atualiza o carregador de inicialização GRUB com uma nova entrada chamada “Tails (Disco Rígido Externo)”, que permite iniciar o sistema operacional anônimo de uma unidade de disco externa ou uma dessas unidades flash USB que retornam o Incapaz de encontrar uma mídia contendo um erro de sistema de arquivos ativo ao iniciar o Tails.
Outra novidade é um atalho que permite aos usuários reiniciar o Tails quando não habilitaram o Unsafe Browser na tela de boas-vindas, bem como um link que indica aos usuários a documentação sobre como solucionar problemas de conexão com o Tor a partir da tela de erro do novo Tor Assistente de conexão.
Por baixo do capô, a nova atualização do Tails é alimentada pelo kernel Linux 5.10.70 LTS e vem com vários componentes atualizados da série do sistema operacional Debian Linux 10 Buster, bem como Tor 0.4.6.8 e Tor Browser 11.0.2.
Além disso, alguns problemas de exibição no Unsafe Browser foram resolvidos nesta versão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 4.25
Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.
Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux