Foi lançada oficialmente a distribuição Tails 3.5, com correções para as falhas Meltdown e Spectre. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
Tails ou The Amnesic Incognito Live System, é um sistema operacional de código aberto baseado no Linux e projetado para proteger a privacidade do usuário enquanto navega na Internet, e também é conhecido como sistema operacional anônimo.
Baseada no Debian, Tails usa o ambiente desktop GNOME Shell. Tails roda em modo live (através de um pendrive USB, cartão SD ou DVD) e não deixa rastros quando você se comunica pela internet, pois o sistema encripta tudo que for possível, usando ferramentas de criptografia para embaralhar as informações de seus arquivos, e-mails e mensagens instantâneas.
O objetivo principal dessa distribuição é preservar a sua privacidade e anonimato, para ajudá-lo a usar a Internet de forma anônima e se necessário, burlar a censura.
Nele, todas as conexões à Internet são forçados a passar pela rede Tor. Assim, não fica nenhum rastro no computador que você está usando, a menos claro, que você peça isso explicitamente.
Novidades do Tails 3.5
Tails 3.5 foi lançado há apenas duas semanas após a versão Tails 3.4. Essa versão inclui patches para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e serve para colocar o kernel Linux na versão 4.14.13 e incluir o firmware do microcódigo para processadores AMD, para mitigar a falha Specter.
Tails 3.4 incluía mitigação parcial para a vulnerabilidade de segurança Specter, mas agora isso também foi corrigido para processadores AMD, com a Tails 3.5. Em caso de dúvida, você sempre pode verificar se a instalação da Tails ainda é vulnerável às vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter ou não.
A versão Tails 3.5 também inclui várias atualizações de software, como um Tor Launcher recentemente redesenhado, o aplicativo que permite aos usuários configurar um proxy local ou uma ponte Tor, o navegador web anônimo Tor Browser 7.5 baseado nas tecnologias Mozilla do Firefox e o email Mozilla Thunderbird 52.5 e cliente de notícias.
Além disso, o Tails 3.5 melhora a impressão para um documento PDF no Tor Browser, remove o suporte para migrar uma conta de e-mail da Claws Mail, porque fez o Mozilla Thunderbird não iniciar sob certas condições e resolve um bug que impediu o menu do aplicativo para abrir quando a sincronização do tempo mudou o relógio no passado.
As traduções das notificações “Tor está pronta” e a sincronização de tempo também foram corrigidas nesta versão, juntamente com uma correção para um problema que impediu os usuários de abrir a documentação da Tails, se o idioma do sistema fosse definido para um idioma diferente do inglês.
Infelizmente, o Tails 3.5 não é uma versão livre de erros, pois os desenvolvedores notaram o fato de que as mensagens de depuração e erro podem aparecer ao iniciar o Tails, incluindo uma mensagem de aviso sobre um bug do kernel, o que não afeta a segurança de Tails. Você pode baixar o Tails 3.5 agora mesmo através do nosso site ou atualizar suas instalações.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição Tails
Para saber mais sobre a distribuição Tails, clique nesse link.
Baixe e experimente o Tails 3.5
A imagem ISO do Tails 3.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Lançado Tails 3.5 com correções para as falhas Meltdown e Spectre
- Purism planeja levar convergência para seus aparelhos com o PureOS Linux