Tails 3.12 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar

O Projeto Tails anunciou o lançamento e a disponibilidade imediata do sistema Tails 3.12. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
Tails 3.12 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar

Também conhecido como sistema operacional anônimo, o sistema foi usado por Edward Snowden, da NSA, para permanecer oculto online.

Essa distro vem com vários aplicativos de Internet, incluindo navegador da web, cliente de IRC, cliente de email e instant messenger, todos pré-configurados com segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, o Incognito usa a rede Tor para tornar o tráfego da Internet muito difícil de rastrear.

Novidades do Tails 3.12

O Tails 3.12 é um lançamento estável que vem como uma atualização incremental para a versão anterior, o Tails 3.10, adicionando inúmeros componentes atualizados dos repositórios upstream do Debian, vulnerabilidades de segurança, bem como outras mudanças interessantes.

Mas a maior novidade é que o Tails agora pode ser baixado como uma imagem USB ao longo da imagem ISO padrão.

Sobre isso, o anúncio diz o seguinte:

“Em suma, em vez de baixar uma imagem ISO (um formato originalmente projetado para CDs), você agora faz o download do Tails como uma imagem USB: uma imagem dos dados que precisam ser gravados no dispositivo USB. Ainda estamos fornecendo imagens ISO para pessoas que usam DVDs ou máquinas virtuais. Os métodos para atualizar o Tails permanecem os mesmos.”

A nova imagem USB permitirá que você grave com mais facilidade a imagem mais recente do Tails em uma unidade flash USB para instalar o sistema operacional em qualquer computador que desejar, independentemente do sistema operacional utilizado.

Funciona em computadores que executam outras distribuições Linux, macOS e até mesmo Windows, proporcionando uma experiência de instalação muito mais simples, rápida e fácil de usar.

Se você está gravando a nova imagem USB do Tails a partir de um computador Mac, agora você terá que lidar com a ferramenta Etcher.

Nos computadores Linux e Windows, a instalação agora é mais rápida e não requer mais dois pen drives, nem um Tails intermediário.

Além disso, agora você pode usar o aplicativo Discos do GNOME para gravar a imagem USB do Tails nos sistemas Debian e Ubuntu.

Sob o capô, o Tails 3.12 é alimentado pela série 4.19 do kernel Linux de suporte de longo prazo, que inclui firmware e microcódigo atualizados para os processadores AMD e Intel para melhor suportar o hardware mais novo.

Ele também vem com componentes atualizados, incluindo o mais recente navegador anônimo Tor Browser 8.0.5 e o cliente de e-mail e notícias do Mozilla Thunderbird 60.4.0. Além disso, o Tails não é mais fornecido com o leitor RSS Liferea.

Entre outras mudanças dignas de nota, podemos mencionar que o Tails agora inicia um pouco mais rápido, não importa o computador em que você está executando, não deve mais exibir uma tela preta com algumas placas gráficas Intel e notificará os usuários para usarem o sudo de “su” no prompt de comando.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 3.12

A imagem ISO do Tails 3.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile