Mesmo sendo um chip lançado a pouco tempo, o suporte ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 já chegou ao kernel 5.17 Mainline. Confira!
A Qualcomm anunciou apenas as plataformas Snapdragon 8 Gen 1 e X65 no final de novembro, mas já conseguiram fornecer suporte de linha mainline (principal) oportuno para esses últimos SoCs de última geração.
Isso é ótimo de se ver em comparação com os dias de lentidão para materializar o suporte principal para novos SoCs Arm, que ainda persiste entre alguns fornecedores com suporte principal atrasado ou focando apenas nos kernels downstream do fornecedor.
Agora, o grande lote de mudanças no Arm SoC/plataforma chegou para o Linux 5.17.
Suporte ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 já chegou ao kernel 5.17
Sim. O suporte ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 já chegou ao kernel 5.17. O grande conjunto de mudanças na plataforma Arm/SoC está pronto para o Linux 5.17 principal. Os novos SoCs agora suportados pelo kernel Linux 5.17 principal incluem o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, Snapdragon SDX65, NXP i.MX8ULP, Texas Instruments J721S2 e Renesas R-Car S4-8.
Ver o suporte imediato para o Snapdragon 8 Gen 1 é emocionante para o SoC recém-anunciado fabricado em um processo de 4 nm e sobre o Snapdragon 888 anuncia um desempenho de CPU 20% melhor e 30% mais eficiente em termos de energia.
Além dos próprios SoCs, as placas de referência para os novos SoCs da Qualcomm também são suportadas com o Linux 5.17.
O Snapdragon X65 (SDX65) é o recém-anunciado sistema 5G Modem-RF de última geração. O Snapdragon X65 é capaz de executar um ambiente Linux mínimo no núcleo Cortex-A7 do X65.
O Linux 5.17 também adiciona suporte para o SoC Mediatek MT7986a/b que é usado em alguns drivers WiFi, mas para esta linha inicial o suporte é bastante básico.
Na frente do Apple M1, esse conjunto de alterações inclui suporte para o driver de gerenciamento de energia PMGR. Este novo driver apple-pmgr-pwrstate é para controles de estado de energia de alto nível para o hardware Apple M1 SoC.
Isso inclui suporte a redefinição e integração de estrutura genérica de domínio de energia. Várias atualizações do DeviceTree também estão em vigor para o M1 MacBook e iMac da Apple.
No lado do DeviceTree, há BMCs ASpeed AST2500/AST2600 em vários servidores Tyan, Facebook e Yadro adicionados. Há também 20 novas placas de desenvolvimento NXP adicionadas, suporte para o roteador WiFi NetGear RAXE500 usando o SoC BCM4908 e suporte para um novo kit de desenvolvedor NVIDIA Jetson AGX Orin. O Linux 5.17 agora também pode inicializar em dispositivos Android mais antigos, contando com suporte Tegra de 32 bits pronto para uso, como alguns dos antigos tablets ASUS Transformer.
Como o suporte ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 já chegou ao kernel 5.17, você pode ver os pulls para obter a lista completa de patches de hardware do Arm neste ciclo no início do desenvolvimento do kernel 2022.