Stallman retornou ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation

Surpreendendo a todos, Richard Stallman retornou ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation. Confira os detalhes desse retorno.

Este fim de semana o LibrePlanet 2021 foi realizado digitalmente e entre dezenas e dezenas de palestrantes, um dos quais quase nada antecipou e cuja participação se resumiria ao tema ‘conceitos de software’, foi aquele que nos deixou as notícias mais interessantes de todo o evento: Richard Stallman retornou ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation (FSF).

Stallman retornou ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation

Stallman retornou ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation

Esse palestrante foi, na verdade, o próprio Richard Stallman, que, como você sabe, deixou seu posto à frente da organização que fundou há mais de três décadas, literalmente assombrado pelo escândalo: por declarações e reflexões daqueles punidos hoje por o politicamente correto dominante ou, como também é conhecido, pela cultura do cancelamento, um novo e poderoso lobby dos mais heterogêneos mas com um denominador comum: a censura ideológica.

Assim, Stallman teve que deixar seu cargo na FSF para evitar a ira desses tipos de movimentos, cuja pressão costuma vir de turbas intimidadoras e até violentas, e dos danos que poderiam causar à organização.

A FSF, portanto, se permitiu ser intimidada pelo bando e nem mesmo tentou uma finta de defesa. Eles apenas abaixaram a cabeça e assentiram.

Ainda assim, Stallman foi capaz de permanecer no comando do projeto GNU e recebeu apoio em outro lugar.

Mas pouco mais se ouviu falar dele… Até agora, e o pai do Software Livre não resistiu em anunciar seu retorno durante sua participação no evento; uma volta que não tem o brilho que caberia, mas essa é uma boa notícia em suma.

Abaixo está a transcrição do anúncio desse fragmento de vídeo.

“Tenho um anúncio a fazer: voltei ao Conselho de Diretores da Free Software Foundation. Estávamos trabalhando em um vídeo para anunciá-lo, mas foi difícil, não tínhamos experiência em fazer algo assim, então não estava terminado, mas aqui está o anúncio. Haverá pessoas que ficarão felizes com isso e pessoas que ficarão decepcionadas, quem sabe. Em qualquer caso, é o que é. E não pretendo pedir demissão novamente.”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile