A equipe do SparkyLinux lançou seu mais recente snapshot, o SparkyLinux 2019.11, com as últimas atualizações do Debian 11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos, com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.
A equipe de desenvolvimento do SparkyLinux anunciou a disponibilidade geral do lançamento em novembro da mais recente série de lançamentos rotativos SparkyLinux 2019 “Po Tolo”.
A série de sistemas operacionais SparkyLinux 2019 “Po Tolo” é uma versão de lançamento do SparkyLinux, baseada nos repositórios de software Debian Testing, onde o próximo sistema operacional Debian11 Bullseye está atualmente sendo desenvolvido.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Novidades do SparkyLinux 2019.11
O SparkyLinux 2019.11 traz todas as atualizações de software e patches de segurança mais recentes dos repositórios Debian 11 a partir de 2 de novembro de 2019. Além disso, atualiza o kernel Linux para a versão 5.2.17 e o instalador Calamares para a versão 3.2.16.
Dentre as mudanças incluídas no SparkyLinux 2019.11, vale mencionar que a ferramenta obmenu-generator foi substituída por sparky-obmenu na edição do SparkyLinux Openbox devido à remoção da dependência da libgtk2-perl e à atualização do Perl para a versão 5.30 e Yad 5.0, um fork do Zenity, disponível nos repositórios instáveis.
Com esta versão, os desenvolvedores do SparkyLinux também adicionaram os repositórios de software Debian Sid (instável), que não estão ativos, mas podem ser ativados por quem sabe o que está fazendo.
Além disso, os repositórios instáveis do SparkyLinux agora contêm os mais recentes kernels Linux 5.3.8 e Linux 5.4 RC5.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SparkyLinux 2019.11
SparkyLinux 2019.11 está disponível em quatro edições, SparkyLinux 2019.11 Xfce, SparkyLinux 2019.11 LXQt, SparkyLinux 2019.11 GUI (Openbox) e SparkyLinux 2019.11 CLI (somente texto).
Os usuários existentes não precisam baixar ou reinstalar, basta executar uma atualização completa do sistema.
Em novas instalações, os usuários devem estar cientes de um problema conhecido no instalador do Calamares quando usados apenas no modo de criptografia.
Sobre isso, o o desenvolvedor no comunicado de lançamento, alertou dizendo o seguinte:
“Realizei alguns testes com diferentes combinações de partições com o instalador Calamares em um dispositivo criptografado – funciona se eu não usar a partição swap (particionamento automatizado somente na máquina virtual testada).”
Dito isso, a imagem ISO do SparkyLinux 2019.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 443