E foi lançado o Solus 4.3 com Kernel 5.13, KDE Plasma 5.22 e GNOME 40.2, e muito mais. Confira as noidades e descubra onde baixar a distro.
Solus é um sistema Linux construído a partir do zero, com belas artes para compor seu visual e um desktop impressionante e leve.
Essa incrível distribuição está disponível em três edições (Budgie, GNOME e MATE), o projeto talvez seja mais conhecido por seu trabalho, mostrando o ambiente de desktop Budgie em uma plataforma rolling-release (lançamento contínuo).
Para completar os ambientes de trabalho personalizados, essa distribuição usa o eopkg, um fork de um outro gerenciador de pacotes chamado PiSi.
Agora, Joshua Strobl do Projeto Solus anunciou o lançamento do Solus 4.3.
Novidades do Solus 4.3
Chegando mais de cinco meses após o Solus 4.2, o Solus 4.3 é a terceira parcela da série Solus 4 “Fortitude”, apresentando internos atualizados para melhor suporte de hardware, bem como ambientes de desktop atualizados e aplicativos para uma experiência de desktop Solus aprimorada.
Os destaques do Solus 4.3 incluem a série de kernel Linux 5.13 mais recente, a pilha gráfica Mesa 21.1.3, a pilha Bluetooth BlueZ 5.60, os frameworks multimídia FFmpeg 4.4 e GStreamer 1.18.4, decodificador AV1 dav1d 0.9.0, sistema de som PulseAudio 14.2, LibreOffice 7.1. 4 suíte de escritório, cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.11 e navegador da web Mozilla Firefox 89.0.2.
No lado desktop das coisas, Solus 4.3 vem com o ambiente de desktop Budgie 10.5.3 mais recente na edição principal, bem como o ambiente de desktop MATE 1.24 na edição MATE, o ambiente de desktop GNOME 40.2 na edição GNOME, que agora apresenta o tema Materia-Dark para suporte pronto para o GNOME Shell 40 e GTK4, e o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22.2 na edição KDE Plasma, este último sendo acompanhado pelo KDE Frameworks 5.83 e KDE Gear 21.04. 2 suítes de software.
Junto com essa mudança de padrões, Solus 4.3 GNOME Edition continua a distribuir Impacience e Tray-Icons-Reloaded.
Claro, no Solus 4.3 existem vários outros pacotes atualizados para fornecer uma mídia de instalação atualizada se você deseja implantar o Solus em novos computadores ou reinstalá-lo.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Solus 4.3
Os usuários existentes do Solus 4 precisam apenas manter suas instalações atualizadas o tempo todo para receber essas alterações! Ou seja, os usuários existentes do Solus 4.2 não precisam baixar o novo ISO, mas apenas manter suas instalações atualizadas o tempo todo.
A nova versão ISO está aqui apenas para novas implantações, aqueles que desejam experimentar o Solus em seus computadores ou aqueles que desejam reinstalar suas instalações devido a vários motivos de ter que baixar centenas de atualizações após a instalação.
A imagem ISO do Solus 4.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição, nas edições Budgie, KDE Plasma, GNOME e MATE para sistemas de 64 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux