Indo além do uso emergencial que a Apple oferece, o recuso Snapdragon Satellite permitirá mensagens bidirecionais globais no Android.
A Qualcomm é a mais recente empresa a lançar seu chapéu no espaço de conectividade via satélite com a introdução de sua solução Snapdragon Satellite para mensagens bidirecionais de locais fora da rede.
Espera-se que esteja disponível em alguns telefones Android de última geração vendidos nos EUA e na Europa no segundo semestre de 2023.
Snapdragon Satellite permitirá mensagens bidirecionais globais
Ao contrário do serviço de satélite da Apple, a Qualcomm diz que seu sistema não é apenas para uso emergencial.
Você também pode usá-lo para enviar SMS e outras mensagens de texto para manter contato com amigos, familiares ou colegas, esteja acampando, escalando montanhas, no mar ou trabalhando no campo.
O fabricante do chip diz que o Snapdragon Satellite permite que telefones com módulos Snapdragon X70 5G Modem-RF (incluídos no processador Snapdragon 8 Gen 2) se conectem à rede de satélites Iridium para “cobertura global, pólo a pólo”, com a Garmin lidando com a resposta de emergência Serviços.
A Qualcomm diz que o modem usa o mesmo espectro de banda L de 1 GHz a 2,1 GHz para comunicações via satélite que já usa para conectar-se a serviços de posicionamento por satélite, incluindo Glonass, Galileo e BDS.
No lançamento, o serviço estará disponível para telefones vendidos na América do Norte e na Europa, mas eventualmente poderá se expandir para outras regiões, e a Qualcomm diz que a tecnologia também pode ser usada para laptops, tablets, carros e dispositivos IoT.
Para se conectar a uma rede de satélites, você precisará estar ao ar livre com vista para o céu aberto.
Em seguida, você pode apontar o dispositivo para que a parte traseira fique voltada para o céu, e a Qualcomm diz que normalmente leva alguns segundos para enviar e receber uma mensagem.
Portanto, não espere que esta seja uma solução de alta velocidade que você pode usar para chamadas de voz ou vídeo, mas deve fornecer uma maneira de manter contato. Claro, também pode ser útil em situações de emergência.
Mas, eventualmente, a Qualcomm espera adicionar suporte para 5G NTN (redes não terrestres), o que pode permitir comunicações via satélite de alta velocidade no futuro.