Um recente vazamento de uma pontuação de benchmark aponta que o chip Snapdragon 8 Gen 3 teve um salto extraordinário no desempenho.
Ao contrário do A17 Pro da Apple, que alimenta o iPhone 15 Pro, não se espera que o suposto chip Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, que alimentará a próxima safra de telefones Android de última geração, seja um chip de 3 nm.
Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim, principalmente porque os rendimentos ainda são baixos, e com os vazamentos de benchmark do Snapdragon 8 Gen cada vez melhores, não seria surpreendente ver telefones Android como o Galaxy S24 diminuir ainda mais a diferença de desempenho com o chip interno da Apple.
Agora, a pontuação do Geekbench 6 Vulkan para o Snapdragon 8 Gen 3 vazou e parece extremamente impressionante.
Snapdragon 8 Gen 3 teve um salto extraordinário no desempenho
O chip conseguiu uma pontuação de 15.434, que é consideravelmente maior em comparação com a pontuação do Snapdragon 8 Gen 2 de cerca de 10.000.
Essas pontuações se encaixam bem com um boato de que a GPU Adreno 750 do Snapdragon 8 Gen 3 seria 50 por cento mais poderosa do que o Adreno 740 no Snapdragon 8 Gen 2.
A Apple colocou grande ênfase nas proezas de jogos do A17 Pro, mas o Snapdragon 8 Gen 3 pode eclipsá-lo no desempenho de jogos no mundo real, embora não haja como comparar objetivamente suas GPUs no momento.
Ainda assim, dado que o Snapdragon 8 Gen 2 tem uma GPU mais rápida que o A16 Bionic e a GPU de seu sucessor parece uma grande atualização, é altamente provável que os holofotes do A17 Pro estejam prestes a ser tirados e o 8 Gen 3 continue a manter a liderança sobre a GPU da Apple.
Quanto à CPU do próximo chip da Qualcomm, certamente deve ajudar o fato de ter um layout diferente e velocidades de clock mais altas.
Sua pontuação multicore no Geekbench supostamente aumentou de cerca de 3.828 para 7.400, o que é alto o suficiente para vencer o A17 Pro, que alcançou uma pontuação multi-core de 7.288.
Ainda não se sabe se o Snapdragon 8 Gen 3 também vencerá o A17 Pro em desempenho de núcleo único, mas não parece provável no momento, com resultados de benchmark vazados do Galaxy S24 Plus revelando 2.005 pontos, muito menos do que o iPhone 15 2.958 pontos do profissional.
Dito isto, como ainda faltam pelo menos três meses para o Galaxy S24, o desempenho será ainda mais otimizado, podendo acabar sendo uma competição acirrada.